Confira os cenários para a sequência do Santa Cruz na Série C
Tricolor invariavelmente depende de combinação de resultados para qualquer que seja o destino da equipe na competição
Após a vitória conquistada no Arruda diante do Volta Redonda, na última segunda-feira (30), por 2 a 1, o torcedor tricolor voltou a acreditar na permanência na Série C, vendo a luz no fim do túnel mais forte. Porém, os caminhos do Santa Cruz passam longe do “apenas” ou de um “depende de si mesmo”. A matemática do campeonato força a equipe coral a depender, invariavelmente, de combinações de resultados, seja qual for o destino final da equipe. Aqui, apresentamos alguns cenários para rebaixamento, permanência e até uma inimaginável classificação para a segunda fase.
Com a vitória da última segunda-feira, o Santa Cruz chegou a 11 pontos na tabela, apenas quatro atrás do Altos, oitavo colocado e primeiro clube fora do Z-2. Na próxima rodada, a equipe tricolor visita o Paysandu, na Curuzu, em Belém. Claro que para as pretensões da equipe coral, pontuar é fundamental. No entanto, mesmo em caso de derrota, não há nada perdido.
Para os cenários, foram levados em consideração os confrontos diretos entre as equipes: Floresta x Altos, na 15ª rodada, Santa Cruz x Altos, na 16ª rodada, Jacuipense x Altos, na 18ª rodada.
Comecemos com o pior cenário para o Santa Cruz nas quatro rodadas finais que se aproximam: o rebaixamento. Nesse caso, o horizonte continua reduzido às partidas de Jacuipense e Altos, ambos à frente do Tricolor na tabela. Para o pior acontecer, o Santa Cruz teria que somar, no máximo, seis pontos e um dos concorrentes diretos vencer uma partida Nesse cenário, o Santa cairia com 17 pontos, na nona posição.
Mas como todo torcedor tem, no fundo, um pouco de esperança, vamos para os cenários da permanência. Os mesmos 17 pontos da primeira projeção podem ser suficientes para ficar na terceira divisão, algo inédito no atual formato da competição. Para isso acontecer, além dos seis pontos somados pelo Tricolor, o Altos teria que fazer, no máximo, dois pontos, o Jacuipense não passar de uma vitória e o confronto direto entre os dois não ter vencedor.
A permanência é totalmente satisfatória, dadas as circunstâncias e o calvário vivido pelo Santa Cruz em 2021. Mas nem todo torcedor reza da mesma cartilha e apesar de parecer improvável, há quem acredite em uma classificação do Tricolor para a segunda fase da Série C.
Já que a matemática permite, aqui vamos nós: O Santa Cruz teria que, invariavelmente, chegar a 23 pontos, atual teto de pontuação tricolor, que seria alcançado com quatro vitórias. Além da sequência de triunfos, o horizonte de concorrentes teria que ser expandido, com Floresta, Volta Redonda e Ferroviário se tornando alvos do enorme secador coral.
O Verdão da Vila Manoel Sátiro não pode ter mais do que três empates, o Voltaço teria que, no máximo, empatar as quatro partidas e o Tubarão teria que perder três jogos e empatar um. Já para os concorrentes diretos atuais, o Altos não poderia vencer mais do que 1 partida e o Jacuipense, no mínimo, vencer ou empatar o confronto direto contra a equipe piauiense, na última rodada. Neste cenário, o Tricolor seria o quarto colocado, com 23 pontos, ficando à frente do Volta Redonda, pelo número de vitórias.
Confira outros cenários para o Santa Cruz nas próximas quatro rodadas:
Permanência:
1 - Permanência vencendo todos os jogos e concorrentes perdendo todos os jogos (exceto confronto direto)
7º Santa Cruz - 23 pts (6 vitórias)
8º Floresta - 23 pts (5 vitórias)
9º Altos - 16 pts
10º Jacuipense - 13 pts
2 - Santa vence três jogos e empata confronto direto com Altos; Jacuipense faz 10 pontos, Altos conquista sete pontos; Floresta perde confronto direto com Altos e não passa de cinco pontos; Volta Redonda soma apenas dois pontos
6º Altos - 22 pts (5 vitórias)
7º Jacuipense - 22 pts (4 vitórias)
8º Santa Cruz - 21 pts (5 vitórias)
9º Volta Redonda - 21 pts (4 vitórias)
10º Floresta - 21 pts
3 - Santa Cruz faz seis pontos em 12, concorrentes diretos perdem todos os jogos e empatam confrontos diretos
7º Santa Cruz - 17 pts (4 vitórias)
8º Altos - 17 pts (3 vitórias, saldo -4)
9º Floresta - 17 pts (3 vitórias, saldo -5)
10º Jacuipense - 13 pts
4 - Santa Cruz vence todos os jogos; Concorrentes diretos perdem todos os jogos, exceto confrontos diretos e entre escolhidos para simulação; Paysandu e Manaus perdem todos os jogos (exceto confrontos diretos e entre escolhidos para simulação)
5º Santa Cruz - 23 pts (6 vitórias, saldo +1)
6º Manaus - 23 pts (6 vitórias, saldo -5)
7º Paysandu - 23 pts (5 vitórias)
8º Altos - 18 pts
9º Floresta - 17 pts
10º Jacuipense - 14 pts
Rebaixamento:
1 - Santa faz sete pontos, concorrentes também; Floresta vence apenas uma partida.
7º Altos - 22 pts
8º Floresta - 19 pts (4 vitórias)
9º Jacuipense - 19 pts (4 vitórias)
10º Santa Cruz - 18 pts
2 - Santa Cruz vence todos os jogos; Altos vence três jogos mas perde contra o Santa; Floresta vence 3 jogos mas perde para o Altos; Ferroviário empata com Volta Redonda e Paysandu, vence o Manaus mas perde para o Floresta; Tombense não pode ganhar do Botafogo-PB na 15º rodada
6º Altos - 24 pts (6 vitórias)
7º Tombense - 24 pts (5 vitórias, saldo +6)
8º Volta Redonda - 24 pts (5 vitórias, saldo 0)
9º Santa Cruz - 23 pts
10º Jacuipense - 15 pts
Classificação
1 - Santa Cruz vence os quatro jogos; Ferroviário empata três jogos e perde um; Paysandu perde três jogos e empata um; Altos não vence mais do que uma partida; Floresta com no máximo com três empates, Volta Redonda empata os quatro jogos no máximo
4º Santa Cruz - 23 pts (6 vitórias)
5º Volta Redonda - 23 pts (4 vitórias, saldo +3)
6º Ferroviário - 23 pts (4 vitórias, saldo 0)
7º Paysandu - 22 pts
8º Altos - 20 pts
9º Floresta - 19 pts
10º Jacuipense - 14 pts