Futebol

Repleto de mudanças na convocação, Brasil encara Chile pelas Eliminatórias

Seleção teve, ao todo, 12 atletas que deixaram a lista de selecionados para o confronto pelo torneio

Neymar - MAURO PIMENTEL / AFP

Líder das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, o Brasil enfrenta o Chile, nesta quinta (2), no Monumental de Santiago, às 22h. Embora seja o sétimo jogo da Seleção no torneio, o duelo é válido pela nona rodada, por conta das mudanças no calendário ocasionadas pela suspensão de alguns jogos devido à pandemia da Covid-19. Será o primeiro de três desafios que os brasileiros terão no mês - a equipe ainda encara Argentina e Peru em setembro. Sequência marcada por vetos de clubes e alterações de última hora na lista de convocados.

Nove jogadores brasileiros que atuam na Inglaterra ficaram fora da lista de convocados: Alisson, Ederson, Thiago Silva, Fabinho, Fred, Gabriel Jesus, Raphinha, Firmino e Richarlison. A decisão aconteceu após a Premier League não liberar jogadores para países classificados como 'de risco' em relação à Covid-19. 

Na véspera do jogo, outros dois jogadores deixaram a delegação. O meia Claudinho e o atacante Malcom, ambos do Zenit/RUS, retornaram ao clube. A opção dos russos foi devido ao jogo da equipe pela Liga dos Campeões, no dia 14. Retornando agora, a dupla cumpriria quarentena de 10 dias e teria condições de participar da partida na Inglaterra, o que não aconteceria se eles ficassem para os compromissos da Seleção até o dia 9 deste mês. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que anexou documentos para uma reclamação formal à Fifa sobre o caso, pedindo "punições cabíveis".

Outro que ficou fora do grupo foi o meia Matheus Nunes, do Sporting. O atleta não se apresentou, de acordo com a CBF, devido "à exigência sanitária de cumprimento de quarentena no seu retorno a Portugal". Porém, o atleta recebeu contato do técnico da seleção de Portugal, Fernando Santos, e pode optar por vestir a camisa do país europeu no futuro.

Sobre o confronto diante do Chile, o técnico Tite não divulgou a escalação.  O treinador não descartou a possibilidade de treinar uma formação com três zagueiros, embora tenha ressaltado a solidez defensiva do time, dono da melhor defesa da competição, com apenas dois gols sofridos em seis jogos. Com isso, a tendência é que o time siga no 4-3-3. Hulk pode ser uma das novidades no ataque, brigando por uma vaga na frente com Matheus Cunha e Gabigol.

Ficha técnica

Brasil
Weverton, Danilo (Daniel Alves), Éder Militão, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Neymar, Gabigol e Matheus Cunha (Hulk). Técnico: Tite

Chile
Bravo; Isla, Medel, Sierralta, Vegas e Mena; Vidal, Aránguiz e Pulgar; Eduardo Vargas e Meneses. Técnico: Matín Lasarte

Local: Monumental (Santiago/CHI)
Horário: 22h
Árbitro: Diego Haro (PER). Assistentes: Jonny Bossio e Jesus Sanchez (PER)
Transmissão: Globo