Carnaval

Pré-lançamento do livro 'Os Papangus de Bezerros' na programação da e-Bienal desta sexta-feira (3)

Publicação organizada por Sérgio Lemos busca preservar os valores culturais da manifestação carnavalesca mais simbólica do município de Bezerros

Pintura com tema dos papangus de Bezerros assinada por Sérgio Lemos - Reprodução/Instagram

O artista visual pernambucano Sérgio Lemos promove o pré-lançamento do seu novo livro, “Os Papangus de Bezerros”, nesta sexta-feira (3), às 19h, pelo site pela e-Bienal. O evento é uma das atividades virtuais que antecipam a próxima edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.

Entre os anos 1980 e 1990, Sérgio estudou, fotografou e registrou por meio da pintura os papangus, personagens centrais das comemorações carnavalescas de Bezerros, município no Agreste de Pernambuco. Essas imagens ganharam o mundo através de exposições levadas a diferentes países. 

“Sempre gostei de Carnaval e fui folião a minha vida toda. Como o meu pai é natural de Bezerros, passei a frequentar todos os anos as festas de lá. Com o passar do tempo, muito dessa cultura foi descaracterizada, mas há ainda uma resistência muito forte para que a tradição seja mantida”, comenta o artista.
 

A publicação busca, ao longo de 109 páginas, assegurar a proteção e preservação do patrimônio cultural ao mostrar a identidade das tradicionais festas da cidade. Além de fotografias e reproduções das pinturas criadas por Sérgio, o livro conta com textos de Valda Colares, Francisco Laranjo, Fernando Monteiro, Montez Magno e Marco Cordeiro. 

Além do organizador da publicação, também participam do bate-papo de pré-lançamento Roberval Lima, diretor de cultura da cidade de Bezerros, e Valda Colares, historiadora, escritora e poeta. A mediação da conversa fica por conta de Leila Ataíde, que produziu o livro. 

O evento oficial de lançamento de “Os Papangus de Bezerros” será realizado durante a XIII Bienal PE, prevista para ocorrer de forma presencial, de 1º a 12 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco. Também está previsto um lançamento em Bezerros, no Centro de Artesanato, com direito a apresentação dos papangus, no dia 8 de outubro.