Sport

Sport sofre com seu segundo maior jejum de gols na era dos pontos corridos

Sem marcar há cinco jogos, Rubro-negro só ficou mais tempo sem balançar as redes em 2012

André, atacante do Sport - Anderson Stevens/Sport Club do Recife

O empate com o Athletico/PR, no último domingo (5), fez com que o Sport terminasse o primeiro turno na 18ª colocação, com 17 pontos. Além disso, o jogo que marcou a estreia de Florentín sob o comando rubro-negro fez com que o Leão chegasse ao 5º embate consecutivo sem balançar as redes. Na era dos pontos corridos, a marca iguala a da camapanha de 2017 e fica atrás apenas da Série A de 2012, ano em que foi rebaixado.

Na atual edição do Brasileiro, a seca pode ser explicada pelas estatísticas. Dos 20 clubes, o Rubro-negro é quem tem o pior ataque da competição com apenas oito tentos anotados. Nos últimos cinco jogos, empatou sem gols com RB Bragantino, Chapecoense e Athletico, além de perder para Flamengo e São Paulo. Diante do Furacão, mostrou certa evolução na parte criativa e teve boas oportunidades para balançar as redes. 

Em 2017, o Sport terminou o Campeonato Brasileiro com 45 pontos, na 15ª colocação. Na época, conseguiu se livrar da degola apenas na última rodada, ao vencer o Corinthians. Porém, entre a 20ª e a 24ª rodada, o Leão amargou cinco jogos sem marcar gols. Empatou com a Ponte Preta, e perdeu para Cruzeiro, Grêmio, Avaí e Flamengo, antes de ficar na igualdade com o Vasco em 1x1, na Ilha. 

Os jejuns só não são maiores do que o do ano de sua segunda queda, desde que estreou neste formato do Brasileiro em 2007. Em 2012, quando caiu com 41 pontos, uma sequência de 11 jogos sem vencer deixou o torcedor do time da Ilha do Retiro com o grito de gol entalado por sete rodadas consecutivas.

Na ocasião, da 13ª à 19ª rodada, o Sport empatou com Atlético/GO e Náutico, e acumulou derrotas sem marcar gols perante São Paulo, Vasco, Figueirense, Botafogo e Fluminense. 

Agora, visando encerrar o retrospecto atual, o técnico Gustavo Florentín terá mais uma semana cheia para aprimorar a mira dos homens de frente. Nesta terça (7) pela manhã, o elenco rubro-negro irá se reapresentar para iniciar os trabalhos de olho na próxima rodada. Na segunda-feira (13), o Leão receberá o Internacional, às 20h, na Ilha do Retiro.