França

Prefeita de Paris anuncia no domingo candidatura à presidência

Reeleita nas eleições municipais de 2020, a prefeita de Paris aparece com 7% a 9% nas pesquisas de intenção de voto, distante do presidente francês, o liberal Emmanuel Macron, e de Marine Le Pen

Prefeita de Paris, Anne Hidalgo - Joel Saget / AFP

A prefeita de Paris, a socialista Anne Hidalgo, anunciará sua candidatura à presidência da França no domingo de manhã (12) - disseram vários políticos de seu partido à AFP.

Seu anúncio, que é dado como certo, será durante uma visita a Rouen (norte). Na sequência, ela dará uma entrevista para a televisão. Ontem, Montpellier, sul da França, Hidaldo disse que "nada" a impedirá de se candidatar.

Com isso, esta franco-espanhola acrescenta seu nome à lista de políticos do Partido Socialista, como o ex-ministro Stéphane Le Foll, que pretendem se candidatar pela legenda para a eleição de abril de 2022. 

Anne Hidalgo já conta com grande apoio de seus correligionários e, em especial, e especialmente do presidente do partido, Olivier Faure. Os membros da sigla escolherão seu presidenciável após o congresso do PS previsto para final de setembro.

Reeleita nas eleições municipais de 2020, a prefeita de Paris aparece com entre 7% e 9% nas pesquisas de intenção de voto, distante do presidente francês, o liberal Emmanuel Macron, e de Marine Le Pen, da extrema direita.

As sondagens dão aos outros eventuais candidatos de esquerda - Jean-Luc Mélenchon (esquerda radical), Arnaud Montebourg (ex-socialista), Yannick Jadot (ecologista) - um teto de 12% das intenções de voto no primeiro turno.