SÉRIE C

Santa Cruz perde para o Altos e se aproxima de rebaixamento para a Série D

Com a derrota, Tricolor se aproxima de retornar à quarta divisão do Campeonato Brasileiro

Santa Cruz se aproximou de rebaixamento para a Série D - Rafael Melo/Santa Cruz FC

Neste sábado (11), o Santa Cruz chegou ao Arruda com um único objetivo, vencer o Altos. A equipe do Piauí estava a sete pontos de distância e, em caso de vitória coral, a diferença diminuiria para quatro pontos, faltando seis para serem disputados. O que poderia ser uma luz no fim do túnel, se tornou escuridão quase que completa. O Tricolor perdeu por 0x1 e pode ser rebaixado ainda neste fim de semana, a depender do resultado da partida entre Tombense e Floresta, que é o primeiro time fora do Z2.

Com três boas chances em menos de dez minutos de jogo, o começo da equipe comandada por Roberto Fernandes levava o torcedor a crer em dois cenários possíveis. Ou era questão de tempo para a Cobra Coral abrir o placar, ou os gols perdidos fariam falta ao fim do duelo.


Já aos 20 segundos de partida, o zagueiro Lobo, do Altos, tentou afastar uma bola cruzada na área piauiense e deu um presente para Pipico. O atacante recebeu livre, a frente da marca do pênalti, e frontal ao gol, mas isolou a ótima oportunidade. Aos sete, Wallace Pernambucano deu um bom chute e obrigou o goleiro Fábio a realizar sua primeira defesa do jogo. No rebote, Pipico escorou e Jaílson finalizou torto, desperdiçando mais uma oportunidade.

Após o início fulminante, as equipes fizeram cerca de 20 minutos equilibrados, quando veio a resposta do Jacaré. Aos 25, Betinho desviou de cabeça e quase surpreendeu Jordan, que fez a defesa. Em seguida, após cobrança de escanteio, Pipico recebeu livre, na linha de pequena área, e cabeceou rente à trave do Altos. 

Aos 35, em um presságio da tragédia tricolor, Thiaguinho arriscou de longe e Jordan espalmou para escanteio. No fim da primeira etapa, Pipico recebeu passe de Jaílson e tentou surpreender Fábio, finalizando de fora da área e mandando para fora.

Em busca da vitória, o técnico Roberto Fernandes sacou Augusto César, volante, e acionou o atacante Levi, na volta do intervalo. Porém, quem abriu o placar foi o Altos, aos sete minutos. Na sequência de um erro na saída de bola, Thiaguinho arriscou de longe e tirou do alcance de Jordan, colocando o Jacaré na frente. No lance, a bola ainda desviou em um jogador Coral. 


O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante da basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

O Santa Cruz sentiu o gol sofrido e pouco conseguiu criar após isso. O maior perigo levado à meta piauiense foi em uma cabeçada de Pipico, defendida mais uma vez por Fábio, e em uma cobrança de falta que culminou em Breno Calixto balançando a rede pelo lado de fora. 

Já após os 40 do segundo tempo, o Tricolor tentou chegar ao empate através de um bom chute de Tarcísio, de muito longe, que levou perigo e quase acerta o ângulo adversário. Com direito ao goleiro Jordan se aventurando na área adversária no fim da partida, o esboço de pressão do Santa Cruz não obteve resultado. 

Com o desfecho, a Cobra Coral segue na lanterna no Grupo A da Série C, tendo apenas 11 pontos conquistados. Caso vença as duas partidas que lhe restam, chega aos 17 pontos. A primeira equipe fora da zona da degola é o Floresta, que tem 16 pontos e ainda disputará três jogos. O primeiro deles é neste domingo (12), às 11h, diante do Tombense, em Minas Gerais, e, caso ganhe, chega aos 19 pontos e rebaixa o Santa Cruz para a Série D.

Ficha técnica

Santa Cruz
Jordan; Lucas Rodrigues (Weriton), Breno Calixto, William Alves, Leonan; Caetano (Rondinelly), Tarcísio (Bruno Moraes); Augusto César (Levi), Jaílson; Pipico, Wallace Pernambucano (Lelê). Técnico: Roberto Fernandes. 
Altos

Fábio; Gean (Cesinha), Mimica, Lobo e Tiaguinho; Jardel, Netinho e Rodrigo Andrade (Juninho Arcanjo); Klenisson (Crystian), Manoel (Leandro) e Betinho (Madson). Técnico: Paulinho Kobayashi.

Local: Arruda (Recife/PE)
Horário: 17h
Arbitragem: Rafael Carlos Salgueiro Lima (AL)
Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araujo e Rondinelle dos Santos Tavares (AL)
Quarto árbitro: Luciano Luís de Castro Silva (PE)