Estratégias de comunicação

Pequenas empresas: como se conectar com o cliente?

Quer criar uma comunicação mais assertiva para fidelizar e trazer novos clientes? Confira as dicas abaixo e veja como criar estratégias eficientes para a sua empresa

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Não importa qual o tamanho da sua empresa, estar conectado com os seus clientes é fundamental para você ter mais chances de abrir mercado e vender. Mas se engana quem acha que estar conectado é enviar uma mensagem perguntando como as coisas estão. 

Se você quer saber como se conectar com os clientes e como fazer essa relação trazer mais conversões, continue a leitura para saber mais.

Cliente conectado com seu negócio

Existem diversos meios para fazer um bom atendimento ao cliente, por exemplo, que podem deixá-lo ainda mais conectado à sua empresa. 

Alertas diferentes

Hoje há milhares de ferramentas que ajudam a ter o controle sobre cada cliente. O Google Alertas é um deles e você pode configurar um alerta sobre o seu nome ou empresa para se reconectar e oferecer algo a mais para os clientes. 

Essas informações podem ser desde um parabéns a um relatório sobre as tendências do mercado, por exemplo. O intuito aqui é ter um cliente conectado e que ele perceba que você está pensando nas necessidades deles. 

Recomendações

O marketing de relacionamento utiliza muito dessa tática para pedir aos clientes recomendações sobre um produto ou serviço de uma empresa. 

Que tal fazer uma indicação de produto ao seu cliente baseado no seu histórico de compras? Com isso você reforça a conexão e ainda pode garantir uma venda. 

Aposte no conteúdo

Usar o marketing de conteúdo também é uma das formas de se conectar com o cliente, mas para isso é preciso produzir conteúdo. 

Aqui a dica é ter um local onde os cliente possam comentar o que você está publicando. Pode ser um blog, onde você pode publicar posts ou e-books sobre a área que a sua empresa atua, ou até mesmo um canal no YouTube, onde você pode mostrar com mais detalhes o que a sua empresa faz. E aqui, vale a pena usar editores de vídeos para entregar um conteúdo de qualidade

E você também pode pedir para os seus clientes sugestões de conteúdos que eles gostariam de ver. Isso pode promover uma fidelização ao mesmo tempo em que deixa o cliente conectado aos conteúdos que você produz. 

Busque feedbacks

Se você quer melhorar a sua conexão com o seu cliente, nada melhor do que perguntar para ele o que ele sente falta! 

Faça pesquisa, peça para eles testarem os seus produtos, assim eles vão sentir que são reconhecidos pela marca e que a opinião deles realmente importa, criando um vínculo emocional com a empresa. 

Olhe os comentários

Se você recebe comentários nas suas redes sociais ou até mesmo Blog, se tiver, olhe-os sempre e dê um retorno, sempre! 

Dessa forma, antigos e novos clientes vão perceber que a sua empresa está conectada e perceber que se importa com o que eles estão dizendo. 

Mantenha as informações atualizadas

Não importa se sua empresa tem poucos clientes ou milhares, ter as informações atualizadas sobre eles é fundamental! 

Imagina você mandando um e-mail com produtos infantis para um cliente que não tem filhos e nem pretende ter. Esse tipo de coisa pode ser evitada se você tiver uma base de informações atualizadas e ter uma estratégia de CRM pode ser uma boa maneira para fazer isso.

Clientes conectados à sua empresa

Com as dicas que você conheceu acima é possível se conectar com o cliente. Se você não utiliza nenhuma delas, é possível começar aos poucos, mas o importante é não deixar de lado essas ações. 

É a proximidade com o seu cliente e o envolvimento dele com a sua empresa que vai fazer com que o seu negócio cresça, tenha confiança e não seja somente um fornecedor de produto ou serviço.