Trânsito

Com Blitz Educativa em Olinda, Detran-PE abre ações da Semana do Trânsito

Ao longo da semana, órgão visitará pontos estratégicos do Recife e da Região Metropolitana

Semana do Trânsito do Detran-PE - Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) realiza, a partir desta segunda-feira (20), a Semana do Trânsito, que seguirá até o próximo domingo (27). Nesse período, diversas ações, que ocorrerão em todo o País, serão realizadas em pontos estratégicos do Recife e da Região Metropolitana. 

Nesta segunda, a ação ocorreu na avenida do Farol, em Olinda, com a Blitz Educativa voltada para motociclistas e pedestres e demonstrações de ações de seguranças para o público.

“Nós vamos falar com diversos atores do trânsito. Aqui, por exemplo, em Olinda, vamos conversar com motociclistas e com condutores de veículos. Com motociclistas vamos fazer uma simulação de um conflito no trânsito”, explicou o gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran, Ivsson Correia.

 

Programação
O gerente ainda explicou que a ação passará por várias cidades ao longo da semana. Nesta terça-feira (21), nos bairros da Zona Sul e Norte do Recife haverá atividade com ciclistas de aplicativo com distribuição de coletes sinalizadores e máscaras.

Na quarta-feira (22) vai ser comemorado o Dia Mundial sem Carro. “A gente vai fazer um desafio bicicleta x automóveis. A ideia é mostrar as vantagens de se andar de bike, trocar um carro por uma bike. Isso significa menos combustível, mais saúde, menos poluição, mais vida”, acrescentou Ivsson Correia.

“A gente sai da Jaqueira e o ponto de chegada vai ser o Recife Antigo. A bicicleta vai chegar primeiro porque com o congestionamento que a gente enfrenta é bem difícil o condutor vencer”, explicou o desafio.

Já na quinta-feira (23) haverá uma blitz em Camaragibe com o objetivo de falar com motociclistas. “As principais ocorrências de trânsito em Pernambuco, 75% dos mortos e feridos no Estado por ocorrências de trânsito são motociclistas”, disse Ivsson, lembrando que, na sexta-feira, a ação estará em Paulista.

“No sábado, a gente vai pra Ipojuca e repetir essa blitz do conflito no trânsito, pegando o pessoal que está voltando da praia”, continuou. O encerramento ocorrerá no domingo, no Recife Antigo, com distribuição de flores para ciclistas em parceria com a Ceasa.

O prefeito de Olinda, professor Lupércio, esteve no local da ação e participou de uma demonstração de motocicleta. “O objetivo maior é justamente poder frear a questão não só da violência, mas também dos acidentes nos trânsitos que a gente tem visto”, ressalta o gestor.

A ação tem como parceiros a Operação Lei Seca, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), 1º Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Disnove/Yamaha e da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (Abrapsit) e contará também com a parceria da Universidade de Pernambuco (UPE).