Vela

Refeno marca retorno de grandes eventos esportivos em Pernambuco

Competição terá partida neste sábado (25), no Marco Zero, no bairro do Recife Antigo, a partir das 11h

Coletiva de imprensa da Refeno 2021 - Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

De volta ao calendário, depois de ser cancelada em 2020 por conta da pandemia da Covid-19, a 32ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno), maior regata oceânica do Brasil, marca o primeiro teste de Pernambuco na retomada dos grandes eventos esportivos. A competição começa neste sábado (25), no Marco Zero, no bairro do Recife Antigo, a partir das 11h. Ao todo, 85 barcos estão inscritos, representando 16 estados, além de uma embarcação da Espanha. 

“É uma satisfação voltar a ter a Refeno depois de um ano sem prova. Praticamente todos os estados do litoral estão representados. Temos 15 barcos de Pernambuco. O Governo do Estado analisou todos os protocolos e esse evento será um teste, já que é uma competição que se desenvolve tanto no Recife como em Fernando de Noronha. Foi um esforço grande para nos adequarmos ao momento e realizar a competição. Até consideramos a quantidade de barcos acima do que esperávamos para essa edição”, afirmou Paulo Perez, Comodoro do Cabanga Iate Clube de Pernambuco. 

São Paulo, com 21 embarcações, e Bahia, com 18, são, ao lado de Pernambuco, os estados com mais participantes na Refeno. Antes da largada, os competidores terão que apresentar uma das seguintes opções de exames: Sorológico quantitativo de IgG (reagente) com menos de 90 dias; Dosagem dos anticorpos neutralizantes (reagente) com menos 90 dias; RT-PCR por swab nasal (coletor usado no teste) positivo há mais de 20 dias e menos de 90 dias; RT-PCR por swab nasal negativo 48 horas antes do embarque no veleiro.

O aviso dos coordenadores da prova é que nenhum inscrito poderá embarcar sem apresentar um dos exames, exigindo o cumprimento do protocolo de segurança sanitária. Os mesmos protocolos são necessários para os acompanhantes que chegarão à ilha de avião e para o público em geral. O resultado precisa ser enviado pela internet.

Atual campeão

Em 2019, o Fita Azul foi o barco pernambucano Patoruzú. A embarcação foi comandada na ocasião por Higinio Marinsalta e, em 2021, terá à frente Carlos Moura. A equipe também foi campeã da edição de 2018 e busca o tricampeonato.