VACINA CONTRA COVID-19

Confira como as cidades se organizam para o Dia "D" para faltosos da segunda dose, este sábado (25)

A mobilização será reforçada com a chegada de dois lotes contendo mais de 221 mil doses das vacinas da Astrazeneca/Fiocruz e Pifzer/BioNTech

Vacinação contra a Covid-19 em Olinda - SECOM/Olinda

Neste sábado (25), o Governo de Pernambuco, em parceria com municípios, realiza o Dia D de imunização para faltosos da segunda dose da vacina contra a Covid-19. De acordo com o secretário de Saúde do Estado, André Longo, a mobilização será reforçada com a chegada, na sexta-feira (24), de dois lotes contendo mais de 221 mil doses das vacinas da Astrazeneca/Fiocruz e Pifzer/BioNTech. 

Um esquema especial para estimular a procura pelo encerramento do ciclo vacinal já foi montado nos municípios de Recife, Olinda e Bezerros. 
 


Recife
No Recife, cerca de 30 mil pessoas que já deveriam ter concluído a vacinação ainda não realizaram o agendamento.

Na capital pernambucana, o esquema para o Dia D contará com 11 mil vagas para agendamento destinadas exclusivamente para aplicação da segunda dose neste sábado (25). O número corresponde a mais de 70% da capacidade total em todos os 26 pontos de imunização da capital pernambucana para o dia. 

Para receber a vacina, a população deve realizar o agendamento através do site ou do app Conecta Recife

Do total de recifenses com a segunda dose em atraso, mais da metade (16 mil) é formada por adultos de 18 a 59 anos. O outro grupo é dos trabalhadores da saúde, com mais de 3 mil atrasados, seguido das pessoas entre 60 a 64 anos (2 mil) e daquelas com comorbidades (2 mil).

Na cidade, a população que tomou a primeira dose de Coronavac precisa esperar até 28 dias para tomar a segunda dose. O intervalo para aqueles que tomaram a Astrazeneca é de 90 dias. Já as pessoas que receberam o imunizante da Pfizer podem completar o esquema a partir de 60 dias da primeira dose.

Olinda
Os faltosos da segunda dose em Olinda contarão com os postos do Shopping Patteo (Drive), na Vila Olímpica e na Feira Livre, em Rio Doce, para a imunização. 

Para a ação, não é necessário agendamento. Todas as pessoas que estiverem com o esquema vacinal em atraso podem chegar ao local, apresentar a documentação, e receber a segunda dose. 
 
Na Feira Livre de Rio Doce, o ponto de imunização será em uma unidade móvel da Secretaria de Saúde. Das 6h30 às 11h, equipes de saúde estarão de prontidão para receber todos que precisam completar o ciclo de imunização.   

Camaragibe
Em Camaragibe, a ação acontecerá nas 45 unidades de saúde do município, das 8h às 16h; e em um drive thru, localizado ao lado do Camará Shopping, das 8h às 12h.

Poderão se imunizar pessoas a partir dos 12 anos, que já tenham tomado a primeira dose e estejam no prazo para receber a segunda. Para receber a vacina não será necessário o agendamento prévio, basta comparecer a um desses locais com CPF, comprovante de residência, documento de identificação com foto e cartão de vacina.

Paulista

No município de Paulista, o Dia D contará com 17 polos, com atendimento das 9h às 16h. A intenção é alcançar o maior público para completar o esquema vacinal. Na cidade, a imunização precisa ser agendada através do site ou no aplicativo disponibilizados no site da Prefeitura do Paulista. 

Além da segunda dose, pessoas a partir de 14 anos continuam sendo imunizadas na Cidade do Paulista e podem realizar o agendamento também para este sábado (25). 

Confira os 17 polos disponíveis para este sábado (25):

- Escola Municipal Maria das Neves: Rua Quarenta e sete, S/N

- Sesi de Paratibe: Rua São Pedro, Paratibe

- Drive-thru - Parque Aurora: Centro de Paulista

- Clube Municipal do Nobre: Rua do Nobre, s/n

- Colégio Municipal Gelda Amorim: Av. Lindolfo Collor, Paratibe

- Paulista North Way Shopping: Centro de Paulista

- Paróquia Nossa Senhora do Ó - Avenida Doutor Cláudio José Gueiros Leite, Janga 

- Faculdade de Saúde de Paulista: Avenida. Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 3580, Janga

- Colégio Anita Gonçalves: Rua Cristóvão Colombo, n° 131, Vila Torres Galvão

- Escola Aquarela: Rua Araxá, 260, Loteamento Nossa Senhora da Conceição

- Escola Manoel Gonçalves: Rua 126, Maranguape I

- Atacadão: Centro de Paulista

- Shopping Norte Janga (área interna)

- Shopping Norte Janga (área externa)

- Drive-thru PE-22: Antigo Núcleo BPRV, próximo ao trevo que dá acesso a Maria Farinha

- Escola Heinz Hering: Rua Cento e Quarenta e Nove, 44, Jardim Paulista Alto

- Senai: Rua Surubim, Arthur Lundgren II

Itapissuma
O Dia D acontece em Itapissuma das 8h às 12h em seis polos de vacinação no município, que são: Hospital João Ribeiro, Praça Agamenon Magalhães, Largo David Guerra, UBS Mangabeira e UBS Botafogo I e II. 

O mutirão é destinado a todas as pessoas que estiverem no período de receber a segunda dose da vacina AstraZeneca e Pfizer, ou seja, no prazo de 90 dias após a aplicação da primeira dose. Para ser vacinado é preciso comparecer nos polos portando RG, CPF, Cartão do SUS e cartão de vacinação da Covid-19.

Bezerros
Em Bezerros, no Agreste de Pernambuco,será montada  uma força-tarefa com mais de 30 horas ininterruptas para tomar a segunda dose contra à Covid-19, sem agendamento prévio.

Das 8h do sábado (25) até as 16h do domingo (26), o Colégio Municipal Desembargador Felismino Guedes contará com a equipe de imunização a postos para vacinar as pessoas que estão com o ciclo vacinal em atraso. 

Além do colégio, outros três pontos de imunização contra a Covid-19 estarão funcionando neste Dia D: Cemaic, na Rua Henrique Dias - Bairro Santo Antônio; Colégio Municipal Monsenhor José Florentino , na Avenida Monsenhor Florentino, Bairro Santo Amaro I; e na Praça Duque de Caxias. Nesses pontos, a vacinação será aplicada apenas no sábado, das 8h às 16h. 

É importante destacar que, em caso de falta do imunizante AstraZeneca, quem estiver com o prazo de mais de 90 dias, após a primeira dose, poderá tomar a vacina Pfizer como alternativa para completar o esquema vacinal.