TECNOLOGIA

Twitter permitirá 'gorjetas' até em bitcoin e bloqueio automático de contas

Plataforma quer evitar discursos de ódio e criar formas de usuários ganharem dinheiro com os conteúdos que postam

Twitter - Free-Photos / 9078 images

 O Twitter anunciou novidades para a plataforma. Entre elas, a possibilidade de bloquear contas automaticamente e a possibilidade de as pessoas darem "gorjetas" a seus criadores de conteúdo favoritos. O agrado poderá ser feito até com bitcoins.

Além disso, o microblog iniciou um teste para avisar usuários quando eles estão prestes a  começar uma conversa "acalorada", na maioria das vezes com conteúdo negativo. A ideia é evitar discursos de ódio, um dos alvos de pesadas críticas às redes sociais.

Os anúncios são os esforços mais recentes da empresa para competir com plataformas rivais como Facebook e YouTube. "Acreditamos que podemos continuar a incentivar os tipos de conversas que as pessoas querem ver", disse Esther Crawford, líder de produto para monetização de criadores no Twitter, em um briefing com repórteres.

A possibilidade de bloqueio automático de usuários funcionará assim: um algoritmo de reconhecimento, o chamado 'Safety Mode' (modo de segurança, em português) vai identificar comportamentos de contas de pessoas agressivas semelhantes a perfis já bloqueados pelos usuários.

Se em um comentário houver o mesmo tipo de ofensa, ataque ou discurso de ódio, o Twitter vai, automaticamente, adicionar a conta entre os bloqueados.

A empresa, com sede em São Francisco, acrescentou que está explorando como permitir que os usuários filtrem certas palavras que não querem ver nas respostas aos seus tuítes, o que poderia ser usado para frear xingamentos ou discursos abusivos.

Após um período de testes, os usuários do Twitter em todo o mundo  também poderão, a partir de hoje, enviar e receber pagamentos digitais, que antes eram limitados a um pequeno grupo de  contas.

O recurso Bonificações estará disponível no aplicativo do Twitter para iOS e, nas próximas semanas, será disponibilizado para Android.

O botão Bonificações (tips, em inglês), que fica no perfil, é uma forma de contribuir financeiramente com uma conta na plataforma, seja ela de alguém famoso ou não.

A "gorjeta" é paga por meio de um link, com o valor escolhido pelo seguidor, que é repassado pelo Twitter ao criador de conteúdo. A contribuição tanto pode ser feita em moeda corrente como em criptomoeda, em uma parceria com a Bitcoin.

No Brasil, segundo o Twitter, o pagamento e o recebimento das bonificações será feito em parceria com a fintech PicPay. Os usuários que ativarem a opção terão que ter conta do app digital para receber o valor.

Outra novidade anunciada pela rede social  foi seu esforço para expandir o Spaces, ferramenta de áudio da plataforma. O Twitter lançará um fundo para dar suporte financeiro, técnico e de marketing aos usuários que hospedam programação de áudio.

A partir das próximas semanas, usuários da plataforma poderão cobrar ingressos para sessões de conversas no app. Eles poderão definir qual o preço a ser cobrado e o total de ingressos vendidos para as sessões de bate-papo.

A rede social informou ainda que, nos próximos meses, as salas no Spaces poderão ser gravadas e ficarão salvas para serem ouvidas quando o usuário desejar.

No início do mês, o Twitter lançou um teste global de uma ferramenta chamada Comunidades, recurso semelhante aos grupos do Facebook , que oferece aos usuários uma maneira manter engajadas as pessoas com interesses semelhantes.