Streaming

'O Hóspede Americano' retrata aventura de Theodor Roosevelt na Amazônia

Minissérie do HBO Max tem direção de Bruno Barreto e roteiro de

Minissérie "O Hóspede Americano" - HBO/Divulgação

Após ser derrotado nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em 1912, o ex-presidente Theodor Roosevelt desembarcou no Brasil. Decidido a viver uma aventura, conheceu a floresta amazônica em uma expedição guiada por Cândido Rondon. Essa história pouco conhecida por boa parte dos brasileiros serviu de inspiração para “O Hóspede Americano”, nova minissérie do HBO Max, que chega ao serviço de streaming neste domingo.

Dividida em quatro episódios, a produção de época é dirigida por Bruno Barreto, responsável por “O Que É Isso Companheiro?” (1997) e “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976), entre outros clássicos do cinema nacional. Já o roteiro é assinado pelo britânico Matthew Chapman, que já havia trabalhado com o cineasta brasileiro em “Flores Raras” (2012).

“Roosevelt é um personagem incrível, assim como Rondon. Mas essa história é contada a partir do ponto de vista de Roosevelt, porque é ele o ‘peixe fora d’água’ que vai para a Amazônia junto com o filho, mas também porque tem algo muito raro nos dias de hoje, que é a complexidade. Nesta era de polarizações, acho que ele traz um frescor de quem viveu há 100 anos”, comentou o diretor, durante uma coletiva de imprensa realizada de forma online.
 

O ex-presidente dos Estados Unidos é vivido por Aidan Quinn, enquanto o papel do famoso marechal brasileiro cabe ao ator Chico Diaz. Também integram o elenco Dana Delany, Trevor Eve, Theodoro Cochrane, Gene Jones, Jeff Pope, Nick Westrate, Maya Kazan, Cláudio Jaborandy, Arilson Lucas, João Côrtes, Michel Gomes, Arieta Corrêa e Luisa Rosa.

Homens de personalidades distintas, os dois protagonistas terão que testar seus limites e lidar com as diferenças, enquanto percorrem o Rio da Dúvida, em Rondônia, rebatizado posteriormente como Rio Roosevelt. Ao lado do seu amigo de longa data Farrel Nash (David Herman) e do filho Kermit (Chris Mason), o político contou com a experiência do engenheiro militar para sobreviver a situações que quase tiraram a sua vida.