Mudanças

Sport inicia reformulação no departamento de futebol com saída de Luana Moreno; confira novidades

Gilberto assume como supervisor cerca de cinco meses após ser substituído por Mauro Branco; Antônio Santos assume gerência no lugar de Luana Moreno

Leonardo Lopes, presidente do Sport - Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Após a destituição completa do departamento de futebol do Sport, o clube começa a dar os primeiros passos para a reformulação do setor. A primeira novidade é o retorno do supervisor de futebol Gilberto Lima, funcionário do clube desde 1998 e que havia sido substituído por Mauro Branco ainda este ano. 

Outra mudança é referente à gerência de futebol do clube, antes nas mãos de Luana Moreno. Um dos pivôs da catástrofe que resultou na saída do vice-presidente de futebol Nelo Campos e os demais diretores, a ex-gerente já tinha prevista uma licença a ser tirada no mês de outubro, uma vez que a mesma se encontra grávida. A licença maternidade terá início na próxima semana e o Leão terá um um novo profissional no cargo, Antônio dos Santos. No clube desde 2018, Luana deverá seguir no Sport em outro departamento. 

Responsável pelo processo de inscrição de atletas, Luana Moreno divulgou uma nota se isentando de culpa no caso da irregularidade do zagueiro Pedro Henrique e no caso dos recém-contratados Saulo, Jefferson, Nicolás Aguirre e Vander. Os quatro atletas já haviam assinado contratos com o Leão e até mesmo sido regularizados pelo BID da CBF, porém o ritual necessário para inscrever não foi completo e os mesmos não poderão atuar pelo Rubro-negro.

Confira trecho do pronunciamento da ex-gerente leonina.

“No Sport a definição de atletas inscritos é feita exclusivamente pela diretoria executiva de Futebol (validada pelo Vice-presidente de futebol e os demais diretores de futebol) em conjunto com a comissão técnica, processo que é executado de forma sistêmica pela supervisão de futebol, porém o mesmo não tem autonomia para escolher quem são os atletas inscritos ou não. Caso o atleta seja relacionado para algum jogo antes de ser inscrito na competição, o processo de inscrição ocorre na montagem da pré-escala, pelo supervisor, com entendimento de aprovação tácita daquele nome.

Não obstante, ao final do prazo de inscrição para a competição, (10 de setembro) todos os envolvidos foram alertados do prazo e da possibilidade de utilização da ferramenta de substituição caso optassem por substituir atletas inscritos. Inclusive neste período foi feita a inclusão de oito atletas e não foi optado pelo executivo e pelo Vice-presidente de Futebol a inclusão do goleiro Saulo”.