Você armazena a garrafa de vinho da maneira correta?
Ao chegar em casa é preciso escolher um lugar arejado e sem incidência direta de luz
Não basta comprar o vinho em um empório especializado e, ao chegar em casa, não armazená-lo da maneira correta. Isso inclui entender que o local precisa ser arejado, não receber luz direta do sol, entre outras característas úteis à preservação do produto.
De acordo com o sommelier da Evino, Augusto Alves, é possível manter a qualidade do líquido, seguindo algumas orientações. Entre elas, manter os rótulos num local sem iluminação (especialmente sem incidência de luz direta) e longe de fontes de calor, como armários ou perto do fogão.
"O ideal é apostar em lugares frescos que não tenham muita variação de temperatura para que o vinho não desenvolva aromas e sabores desagradáveis. Mas não precisa construir um porão só para armazenar suas bebidas, basta encontrar um lugar mais escuro e mais fresco - especialmente se você não planeja guardar os vinhos por um período de tempo muito longo", explica Alves. O sommelier não recomenda manter os rótulos fechados na geladeira ou próximos a alimentos e temperos, uma vez que a baixa temperatura e os cheiros também comprometem o sabor do vinho.
Também é preciso avaliar o tipo de vedação da garrafa. "Se os rótulos são fechados com uma rolha de cortiça, é importante guardá-los deitados para que a rolha se mantenha úmida e não resseque, afinal isso pode comprometer a vedação. Já os vinhos que vem com tampa de rosca ou rolha sintética são diferentes e podem ser armazenados em pé", afirma o sommelier.