O papel do café na gastronomia com a Chef Gi Nacarato
Para a gastrônoma, o ingrediente é complexo e diverso
Chef Gi Nacarato
O café é apenas um ingrediente na cozinha?
Nesta quinta-feira (30), a pergunta permeou o programa Conexão Café, com Patrícia Breda e o barista Alan Cavalcanti, na Rádio Folha 96,7 FM que teve a chef Gi Nacarato, @gi.nacarato, representante de Pernambuco no programa @mestredosabor da @tvglobo, como convidada.
Gi Nacarato é paulista de nascimento, e pernambucana de coração. Formada em gastronomia, Gi ganhou o mundo para viver o sonho de cozinhar. Assim, teve passagens por vários restaurantes renomados, como por exemplo, Mocotó do chef Rodrigo Mocotó.
E por meio dessa paixão com a comida, que surgiu para a gastrônoma, a paixão com o café e a sua complexidade. “Cada vez que eu tento conhecer o café, eu vou me dando conta que sei cada vez menos. É uma surpresa a cada xícara, a cada produtor, a cada safra. O mesmo grão pode ter sabores e aromas diferentes dependendo da torra.”
Segundo a chef, além da complexidade, o café também é feito de diversidade. “O café não só harmoniza, ele vem pra somar como ingrediente, mas dá muito trabalho, ele é muito diverso, você tem que conhecer bem o grão que você está usando. Você pode usar o café com praticamente tudo desde que você saiba muito bem o que você quer.”
Com o título de cozinheira, escolhido por ela mesma, Gi Nacarato também enfatizou a importância das raízes. “É preciso sim inovar, mas eu acho que pra a gente dar um passo à frente, primeiro é preciso dominar onde está. Saber de onde vem o produto que a gente consume trás uma clareza muito grande para o processo. Devemos valorizar cada vez mais os ingredientes que chegam até nós.”
O programa Conexão Café acontece toda quinta-feira às 13h e pode ser acompanhado pelo dial da Rádio Folha 96,7 FM ou pelo canal do YouTube e Facebook da Folha de Pernambuco. Todos os episódios até então veiculados podem ser escutados a qualquer momento pelo podcast Conexão café no spotify, deezer e soundcloud.