Coronavírus

Aeroporto do Recife ganha posto de testagem para a Covid-19

Ação faz parte do TestaPE, que também disponibilizará vans para testagem itinerante

Testagem para a Covid-19 - Miva Filho/SES-PE

O Aeroporto Internacional do Recife, localizado no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, ganha um posto de testagem em massa para detecção de casos da Covid-19. A iniciativa, que faz parte da estratégia do TestaPE, foi anunciada pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, nesta sexta-feira (1º).

A estação funcionará todos os dias, das 8h às 17h. De acordo com o Governo do Estado, o objetivo é testar, principalmente, os passageiros que desembarcam de voos nacionais e internacionais, assim como funcionários do complexo e transeuntes que passam pelo local diariamente.

"Aumentar o acesso da população à testagem para a Covid-19 é essencial no monitoramento do novo coronavírus em Pernambuco. O posto do TestaPE no Aeroporto Internacional do Recife é resultado de muitos esforços para garantir a implementação do principal eixo do programa: ofertar testes rápidos de antígeno em pontos com grande circulação de pessoas", pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

Além do Aeroporto, o Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no Curado, já conta com posto do TestaPE funcionando todos os dias da semana.

Ainda é possível fazer o teste rápido nos centros de testagem mantidos pelo Governo do Estado no Centro de Convenções, em Olinda, no Geraldão e no Cefospe, no Recife.

Resultado rápido
O passageiro que realizar o teste já sai do local com o laudo do exame, que fica pronto em cerca de 20 minutos.

Uma parte dos casos positivos também pode passar por coleta de RT-PCR para submeter a amostra, se possível, ao sequenciamento genético. 

Os casos positivos também são orientados quanto ao isolamento que deve ser cumprido.

Testagem itinerante
O TestaPE também terá três vans itinerantes para a realização dos testes rápidos. Os veículos devem estacionar em locais e horários variados, contemplando também eventos onde há grande circulação de pessoas. 

"O principal objetivo dessas ações itinerantes é aumentar o acesso aos testes a qualquer pessoa que queira realizá-lo, proporcionando testagem gratuita ao maior número de indivíduos. Pretendemos rastrear e isolar casos ativos da doença de forma rápida, segura e eficaz", comenta a secretária executiva de Vigilância em Saúde da SES-PE, Patrícia Ismael. 

Nesta sexta-feira (1º), uma das vans está no estacionamento da Universidade Salgado de Oliveira – Universo, no bairro da Imbiribeira, Recife, das 8h às 15h.

A testagem itinerante contemplará os cirurgiões-dentistas que devem votar no pleito do Conselho Regional de Odontologia-PE (CRO-PE). A testagem poderá ser feita, voluntariamente, por qualquer profissional que comparecer ao local de votação e acontecerá sem necessidade de agendamento prévio.

Já a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que acontece desta sexta até o dia 12 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, terá um estande fixo do TestaPE durante todo o período do evento literário.

O ponto de testagem, que fica próximo ao portão do acesso A, funcionará das 12h às 18h para receber o público.