Saúde

Primavera: saiba quais são as frutas e verduras em alta na estação

Conheça os alimentos que oferecem sabor e grandes benefícios nutricionais nesse período

Manga ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue - Foto: Pixabay

O período da primavera, que segue até o dia 21 de dezembro, favorece a compra de alimentos importantes para a saúde do corpo. Segundo a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), essa estação é conhecida pela safra das frutas ácidas, a exemplo do maracujá e do abacaxi. Entre as verduras, é tempo de investir em itens como beterraba e abobrinha.
 



Escolher esses ingredientes na época certa ajuda em dois caminhos. Eles tendem a ficar mais baratos na feira, por conta do incremento de oferta, ao mesmo tempo em que  proporcionam uma quantidade maior de nutrientes, graças à colheita realizada no momento ideal.    

Frutas da estação

Segundo a nutricionista Rafaela Queiroz, a lista começa pelo maracujá, conhecido popularmente por suas propriedades ansiolíticas. “Isso graças à ação dos flavonóides que atuam no Sistema Nervoso Central e produzem esse efeito analgésico e relaxante. Mas não só isso - a fruta também é rica em vitaminas A, C e do Complexo B,  que atuam com ação antioxidante”, explica.

Outra que experimenta o auge nesse período é a manga. Para cada 100g, há uma estimativa de 160 calorias, sendo rica em carboidrato, fibras, além das vitaminas A, B, C e E, cálcio, fósforo e ferro. “Pouca gente sabe, mas ela ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue para quem sofre de diabetes ou obesidade. Isso sem falar no quanto é eficiente no combate ao colesterol, por conta da quantidade de fibras e vitamina C, que ajudam a reduzir o colesterol ruim do sangue”, destaca a nutricionista, lembrando também da presença de  polifenóis, que impedem o acúmulo de gordura nas artérias. A recomendação de consumo diário é entre duas a três unidades.

Já a nutricionista da empresa alimentícia Superbom, Cyntia Maureen, lembra que o abacaxi também alcança seu auge. “Além de ter cerca de 80% de água em sua composição, a fruta é rica em vitaminas A, C e do complexo B. Outro benefício é a melhora da digestão pela ação da bromelina, enzima que também ajuda na saúde pulmonar e tem ação anti-inflamatória”, diz.

Verduras na despensa 

Na primavera, a abobrinha ganha espaço. Ainda segundo Cyntia Maureen, além de possuir um ótimo custo-benefício, o vegetal dispõe de uma composição nutricional equilibrada. “Ela possui variadas vitaminas e minerais que fortalecem os ossos, melhoram a visão e ajudam na saúde cardíaca”, aponta.

Tão importante quanto a beterraba, que é fonte de ácido fólico, vitaminas B9, A e C, manganês e potássio. “Ela é capaz de fornecer energia para o organismo graças à substância chamada nitrato, convertida em óxido nítrico, que fornece mais nutrientes e oxigênio para os músculos. Também contribui para diminuir o nivel de triglicerídeos (gordura no sangue) e estimular a produção natural de hormônios no corpo”, completa Rafaela Queiroz. Para não perder os benefícios durante o preparo, a dica é o consumo in natura ou cozido no vapor por 15 minutos.