RESGATANDO A CIDADANIA

Postagens nas Redes Sociais com acessibilidade no Resgatando a Cidadania

Jornalista cego, Edinilson Sacramento, orienta os jornalistas

Jornalista cego Edinilson Sacramento sorri para foto

O jornalista baiano Edinilson Sacramento foi o entrevistado do programa Resgatando a Cidadania  deste sábado (02), na Rádio Folha 96,7 FM. Durante a entrevista, o apresentador Domingos Sávio, falou sobre o lançamento do livro do jornalista, “Pauta eficiente” e sobre a acessibilidade das pessoas com deficiência nas redes sociais e meios de comunicação.  

“ Eu resolvi fazer uma pesquisa que resultou em um guia, um manual de como deve ser abordado deficiências no meio jornalístico. Ele está disponível na Amazon, de forma digital, e a forma impressa ainda vai ser divulgada em algumas cidades do Brasil,” explica o autor.  

Edilson confirmou que ainda está tentando uma versão em Braille. "O Braille depende de recursos. Gostaria muito da impressão nesse formato, mas ainda estou na batalha para ser totalmente acessível". 

No decorrer da conversa, Edinilson exemplificou o teor do seu livro, de como as mídias devem lidar com as diferenças. " Jornalismo online: qual a primeira recomendação? sempre que postar imagens, fazer a descrição para a pessoa com deficiência entender o conteúdo. No caso da TV, o jornalista deve falar o nome e cargo do entrevistado, nem todo mundo pode ler a imagem.” 

O convidado ainda enfatizou a importância de usar as palavras corretas, e que o seu guia tem um glossário com todas as terminologias. “Você fica sabendo o que é deficiência fisica, o que é Braille e outros termos ”, explica o autor.  

O portal da Folha já utiliza o audiodiscrição bem como a hashtag #PraTodosVerem em seu instagram.

O programa Resgatando a Cidadania acontece todo sábado do meio dia às 13h30 na Rádio Folha 96,7 FM, com apresentação do radialista cego Domingos Sávio.  Mas você pode também, acompanhar as entrevistas pelo podcast Inclusão e Acessibilidade, que está disponível no spotify, deezer e soundcloud.