Taekwondo

I Copa ABCC de Taekwondo mobiliza atletas de academias da Região Metropolitana do Recife

Evento sediado no Complexo Esportivo Nildo Nery dos Santos conta com o incentivo da Caixa Econômica Federal

Copa ABCC de Taekwondo - Divulgação

O Complexo Esportivo Nildo Nery dos Santos, projeto de esportes da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), promove, no próximo sábado, dia 9 de outubro, a primeira edição da Copa ABCC de Taekwondo. Realizada no próprio Complexo Esportivo, que abriga a sede da ABCC, a Copa terá a participação apenas de atletas e equipes técnicas de academias convidadas, sem público.


A Copa ABCC de Taekwondo integra a série de torneios batizada de Copa ABCC de Artes Marciais, cuja abertura contou com o sucesso da I Copa ABCC de Karate, em agosto, e contará ainda com a Copa ABCC de Judô, no dia 23 de outubro. O estímulo para as competições foi possível graças ao patrocínio da Caixa Econômica Federal ao Complexo Esportivo, iniciado no mês de maio.


Segundo o professor de Taekwondo da ABCC, Pedro Freire, a volta às competições é muito positiva. "Somos um complexo esportivo, afinal. Nós treinamos, treinamos, treinamos e vivemos de competição, seja qual for a modalidade. Os atletas estão extremamente animados e com certeza vão lutar pelas medalhas. Eles querem vivenciar aquele ambiente saudável de competição do qual sentimos tanta falta e que, para alguns, será a primeira vez”, comemora o professor.


Desde o início de 2020, os atletas da ABCC não participavam de competições presenciais, devido às restrições da covid-19. Agora, com a liberação parcial de eventos do gênero pelo Governo do Estado, a ABCC retomou as atividades competitivas em agosto, com a Copa ABCC de Karate, a organização de seu calendário esportivo – que estava paralisado desde novembro de 2019, quando promoveu o II Festival de Artes Marciais Nildo Nery dos Santos.


Para Ricardo Rocha, coordenador de esportes do Complexo, esse retorno faz parte de uma transição. “Tivemos um período bastante atípico com a pandemia e aos poucos procuramos construir uma nova rotina para nossas atividades", afirma. De acordo com o dirigente, os alunos da ABCC estão bem-preparados. “As expectativas são as melhores possíveis. O trabalho desenvolvido ao longo do ano é bem estruturado e as competições representam mais uma etapa nesse processo de desenvolvimento e fortalecimento do atleta”.