Santa Cruz

Apenas três dos 20 atacantes que Santa Cruz utilizou em 2021 balançaram as redes

Tricolor do Arruda contratou 12 atletas para o setor ofensivo na temporada

Léo Gaúcho, atleta que veio da base coral, marcou três gols na temporada - Rafael Melo/Santa Cruz

No decorrer de 2021, o ataque do Santa Cruz foi um dos maiores pontos fracos da equipe, se tornando alvo de críticas pela falta de aproveitamento nas finalizações. O Tricolor passou em branco no placar em 20 das 39 partidas disputadas. Para remediar esta situação, 12 atletas foram contratados no setor durante a temporada, o maior número entre todas as posições, porém, não surtiram o efeito desejado na Cobra Coral.

O gol de Lucas Batatinha contra o Jacuipense no Arruda foi o único feito por um jogador contratado em 2021. Entre todos os reforços que chegaram ao elenco, apenas Frank permanece no Santa Cruz para a disputa do pré-Nordestão. Além dele, Pipico, Léo Gaúcho e Ytalo Borba também se reapresentaram na última quinta-feira (30).

Na posição de centroavante, apenas Pipico, que está no Arruda desde 2018, e Léo Gaúcho, vindo da base, marcaram com a camisa do Tricolor na temporada. A dupla soma 13 tentos, aproximadamente 41% do número total do elenco. O atleta carioca, inclusive, é o maior goleador da equipe na temporada com dez gols marcados. 

No início do ano, o experiente atacante amargou um jejum de 12 partidas, o que levou a diretoria coral à contratação de Wallace Pernambucano para suprir a carência. Apesar de marcar 14 gols nos 16 jogos que atuou antes de vir ao Arruda, o “Tanque” não rendeu o esperado e deixou o elenco no dia 22 de setembro.

Outra grande contratação para a posição foi o retorno de Bruno Moraes ao Santa Cruz, após cinco temporadas de sua última passagem. Porém, o atleta também não conseguiu repetir o desempenho de 2016 e pediu desligamento do Tricolor do Arruda após atuar em cinco partidas e não marcar nenhum gol. 

De acordo com o técnico Leston Júnior, o número de jogadores contratados pode aumentar  por conta da pré-Copa do Nordeste. Apenas alguns reforços pontuais são esperados em posições mais carentes no elenco, que serão definidas após análise do comandante. O tricolor entrará em campo no final de outubro, após o dia 20, em busca da classificação para a fase de grupos do torneio regional em 2022.