Cultura

Caruaru: Divulgado o resultado final do II Edital do Registro do Patrimônio Vivo do município

Um dos requisitos para a seleção era atuar no município há mais de 20 anos em cultura

Patrimônio Vivo Caruaru - Divulgação

Nesta terça-feira (5), a  Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura (FCC), divulgou o resultado final do II Edital do Registro do Patrimônio Vivo do município, referente a 2020 (a edição do ano anterior foi adiada por causa da pandemia).

Quatro candidatos foram selecionados por uma comissão de análise formada por quatro membros - sendo dois representantes da Fundação de Cultura de Caruaru e dois do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC); e um por meio de votação popular.

São eles: Banda de Pífanos Zé do Estado, que já se apresentou no Rock'n'Rio 2017,  Walmir Silva, artista que já recebeu 02 discos de ouro e 03 de platina.Joana Angélica, outra selecionada, fez parte da banda do Camarão durante 30 anos e já foi homenageada do São João de Caruaru.

Dona Maria do Bolo que é exemplo de empreendedorismo e Terezinha Gonzaga, considerada uma grande líder dentro da comunidade, dando oportunidade e repassando a sabedoria da arte do barro para quem desejar seguir por este caminho, completam a lista de vencedores.

As bolsas serão pagas mensalmente aos selecionados, sendo R$ 2 mil para grupo e R$ 1 mil para os demais.Um dos requisitos para a seleção seria ser residente ou domiciliado em Caruaru e com atuação no município há mais de 20 anos no segmento cultural, contado da data do pedido de inscrição.

Puderam se inscrever pessoas físicas ou grupos, dotados ou não de constituição jurídica, desde que sem fins lucrativos e de natureza cultural, resultando na concessão de bolsas de incentivo financeiro por parte do Governo Municipal.

Em sua primeira edição, o Mestre Luiz Antônio foi eleito por votação popular, e uma comissão especial de análise escolheu Azulão, Mestre Sebá, João do Pife e Boi Tira-Teima para ganharem, de forma vitalícia, uma bolsa de incentivo.