INSTITUTO ETIENE MEDEIROS

Com sede no Recife, Etiene Medeiros lança instituto tendo esporte e educação como pilares

Através de coletiva online, tricampeã mundial comentou acerca do Instituto Etiene Medeiros, projeto que visa unir esporte e ação social

Atividades ocorrendo no Instituto Etiene Medeiros - Igor Bione/IEM

Nesta quarta-feira (6), a nadadora Etiene Medeiros realizou o lançamento do seu instituto, que possui sede no Recife. Levando o nome da tricampeã mundial, o projeto trabalhará integralmente o desenvolvimento dos seus participantes, levando a natação e atividades educacionais para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. 

O Governo de Pernambuco é um dos apoiadores do projeto, que hoje utiliza o espaço do Clube Náutico Capibaribe. O Instituto Etiene Medeiros (IEM) possui parceria com o Compaz Ariano Suassuna para atividades pontuais. Em 2022, a ação aportará no Parque Santos Dumont, no bairro de Boa Viagem, com expectativa de atender 100 alunos.


Além do impacto que o IEM terá nas pessoas alcançadas, o instituto possui grande representatividade para a nadadora.

“Sempre é um desafio você explorar novos horizontes, novos projetos. Então dá um frio na barriga, tem aquele medo. A gente se doa muito e vamos ter alguns obstáculos, coisas para enfrentar. Para mim representa resistência, muita coisa boa. Não só por ser no Recife, mas por ser ligado ao esporte. A gente sabe que o esporte é um agente transformador, então eu acho que é ligado realmente à resistência, por estar levando para Recife um projeto que pode mudar muitas vidas”, afirmou Etiene.

Morando fora de Pernambuco desde 2012, quando deixou o Estado para treinar no Flamengo, no Rio de Janeiro. Atualmente vivendo em São Paulo, a atleta foi questionada sobre a escolha pelo Recife como sede do instituto.

“Sou uma bela recifense, pernambucana raiz. E não me vi em outra situação a não ser levar esse Instituto para minha terra. Amo minha terra, amo meus valores. Tudo que eu conquistei e ouso conquistar, Recife sempre jogou muito junto. Meus familiares são de lá, meus valores como mulher, nadadora e guerreira são de lá. Então coloquei o pé para ser em Recife e sabemos o quanto é um local forte, berço de atletas e cultural”, complementa a nadadora de 30 anos.

Antônio Coutinho, coordenador técnico do projeto, reiterou a relevância da chegada do IEM.

“A importância do instituto estar chegando aqui no Recife é a gente ter mais uma instituição pensando no crescimento e desenvolvimento das crianças que não teriam a oportunidade de participar de eventos esportivos e ter acesso ao esporte. As crianças vão encontrar um ambiente seguro e vão se sentir à vontade para serem elas mesmas, um ambiente positivo profissionais bem preparados para recebê-los nos aspectos técnicos do esporte e no aspecto social”, destacou.

Etiene Medeiros
Natural do Recife, a atleta de 30 anos possui um vasto currículo nas piscinas. A nadadora foi a primeira mulher campeã mundial de natação no Brasil e finalista dos Jogos Olímpicos de 2016, disputados no Rio de Janeiro. Tricampeã do mundo nos 50 m costas, foi eleita a melhor nadadora brasileira pela BestSwim e destaque do país pela Forbes Under 30, de 2015. 

A recifense foi criadora das campanhas Touca Rosa/ Touca Azul e Squeeze Nado por tudo, além de ter recebido a Medalha de Ordem ao Mérito dos Guararapes, maior honraria do Estado de Pernambuco.