Segundo bloco dos Jogos Escolares de Pernambuco é realizado no Parque Santos Dumont
Campeões na categoria 12 a 14 anos se classificam para os Jogos Escolares Brasileiros
O segundo bloco de disputas da 61ª edição dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) foi realizado nesta terça-feira (6), no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont. Durante todo o dia, o equipamento recebeu atletas de todas as regiões do estado para disputas no xadrez, taekwondo, luta olímpica, natação, judô, karatê, e ciclismo, que foi disputado na Arena de Pernambuco.
Os vencedores das modalidades na categoria 12 a 14 anos se classificam direto para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que serão realizados no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, entre os dias 29 de outubro a 5 de novembro.
A atleta Kawani Sofia começou o dia conquistando vaga nos JEBs, na disputa do ciclismo na categoria 12 a 14 anos. “Estou muito feliz. Pela segunda vez estarei representando Pernambuco no Brasileiro. Vou dar o meu melhor para representar muito bem o meu estado e voltar com uma medalha”, disse Kawani. Na última edição dos Jogos Escolares da Juventude (2019), a pernambucana foi vice-campeã.
“É com muita felicidade que voltamos a receber a competição após um período ausente, por conta da pandemia. É uma honra poder ver nossos atletas voltando com força para disputar medalhas e uma vaga nos Jogos Brasileiros”, celebrou o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros.
O primeiro bloco de disputas foi realizado no último domingo (3), de onde saíram os primeiros campeões da Fase Estadual dos JEPS nas modalidades handebol e futsal, feminino e masculino, da categoria 12 a 14 anos. Já o terceiro bloco, que envolve as competições no vôlei de praia, badminton, atletismo, tênis de mesa, ginástica rítmica e ginástica artística, será disputado entre os dias 8, 9 e 10 deste mês.
A nadadora Beatriz Bezerra conquistou medalha de ouro em todas as provas que competiu, ficando no ponto mais alto do pódio nos 50m livre, 50m borboleta e 100m borboleta (15 a 17 anos). Esta é a terceira vez que Bia nada nos JEPs, competição onde já arrematou, ao todo, 9 medalhas, sendo todas de ouro. “Estou muito feliz de poder voltar a competir os Jogos Escolares. Fazia tempo que eu não competia,e nadar em casa é muito bom. Estou muito satisfeita com os meus resultados, e que venham os próximos”, destacou
COVID-19
A competição pernambucana voltou a ser realizada após um hiato de um ano, por conta das suspensões causadas pelo Covid-19. Foram fornecidos testes no local para todos os envolvidos no certame, entre atletas, técnicos e equipes. Além disso, as delegações que não pertencem à Região Metropolitana do Recife, apresentaram teste negativo para covid-19 no ato do embarque e, ao chegar na capital, realizaram uma nova testagem.