Eleições 2022

Aécio faz pressão 'agressiva' para tucanos em MG não apoiarem Doria, dizem aliados do governador

Minas, que representa aproximadamente 10% dos filiados, é reduto de Aécio Neves, apoiador do governador gaúcho Eduardo Leite

Inquérito que apura participação do senador Aécio Neves (PSDB) em esquema de desvio de dinheiro em Furnas, estatal do setor energético - Marcelo Camargo / Agência Brasil

O volume do apoio de Minas Gerais a João Doria nas prévias do PSDB é assunto tabu entre os tucanos paulistas. Minas, que representa aproximadamente 10% dos filiados, é reduto de Aécio Neves, apoiador do governador gaúcho Eduardo Leite.

O discurso no diretório paulista é de que Aécio tem pressionado os correligionários em seu estado a não se manifestarem a favor de Doria, e por isso prefeitos e vereadores têm evitado fazer campanha para o paulista.

"Essas manifestações dele [Aécio] de forma agressiva são algo que para nós é um absurdo dentro de uma estrutura partidária de disputa interna", diz Marco Vinholi, presidente do diretório paulista do PSDB.


"A gente tem observado a direção do partido ligada a Aécio fazendo constantes manifestações agressivas", disse, acrescentando que "o voto é secreto". "Essa pressão, que nós entendemos como absurda, é para inibir que as pessoas se manifestem. Tenho certeza que isso só nos ajuda em Minas Gerais."

Um dos apoios declarados a Doria em Minas é o do ex-presidente estadual do partido Domingos Sávio, que é deputado federal.