CANAL SAÚDE

Psicóloga Vera Guedes fala do enfrentamento ao câncer de mama

Terapias são importantes para enfrentar os momentos difíceis da doença

Psicóloga Vera Guedes

No Brasil, o câncer de mama é o tipo mais incidente em mulheres e a primeira causa de morte pela doença em todas as regiões. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, em 2021, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença, o que equivale a uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres. Por isso, no período em que se destaca o Outubro Rosa, cor que lembra o mês de conscientização na luta contra esse tipo de câncer, o trabalho psicossocial pode ser fundamental na recuperação e apoio na luta contra a doença. Para falar sobre o assunto, Patrícia Breda conversou no Canal Saúde com a psicóloga Vera Guedes. 

No começo da entrevista, a profissional falou sobre o foco da terapia nesse momento tão difícil. “Diante do diagnóstico, existem muitas mudanças que acarretam em uma perda de autoestima. O foco é resgatar essa autoestima, se perceber, se aceitar melhor (...)Elas estão se tratando para viver e não vivendo para se tratar.” 

Ao optar por uma terapia, a paciente pode escolher a modalidade, o apoio individual e/ou o apoio em grupo. “ Nós temos um grupo de apoio aqui na Unimed, tendo eu como facilitadora. Esse grupo ocorre semanalmente com três horas de encontro. Durante o encontro existem várias atividades e elas vão se colocando, dando a sua contribuição após a leitura de um texto,” afirma Vera.  

Vera confirmou que também está disponível para terapias individuais.  

O programa Canal Saúde acontece de segunda À sexta, às 12h30, mas você pode escutar a entrevista completa do podcast no player abaixo, no spotify, deezer e soundcloud: