Vaqueiros realizam protesto em Pernambuco
Atos acontecem no Recife, em Caruaru e Petrolina. Por sacrificar os animais, STF considera a prática de vaquejadas inconstitucional
Vaqueiros realizam manifestações, na manhã desta terça-feira (11), no Jockey Club, localizado no bairro do Prado, na Zona Oeste do Recife, em Caruaru, no Agreste, e em Petrolina, no Sertão. Eles protestam contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe a prática de vaquejada no estado do Ceará.
No Recife, o ato começou por volta das 9h no estacionamento do clube de hipismo. Os vaqueiros, no entanto, saíram em cavalgada. Neste momento, eles passam pela avenida Abdias de Carvalho, no sentido BR-232. Em Caruaru, eles interditaram uma faixa da rodovia, no quilômetro 125, no sentido Interior. O trânsito flui com lentidão. Os vaqueiros pretendem realizar uma cavalgada pela BR-232 até a BR-104. Já em Petrolina, cerca de 200 manifestantes interditam os dois sentidos da BR-407, no quilômetro 129. O trânsito segue complicado.
No último dia 6, o Supremo considerou que a atividade causa sofrimento aos animais e derrubou a lei que regulamentava a vaquejada no Ceará. Apesar de se referir ao estado, a decisão servirá de referência para todo o País, sujeitando os organizadores a punição por crime ambiental de maus-tratos a animais.