Circense

Funarte e Secretaria Especial da Cultura lançam campanha em prol de artistas circenses

Iniciativa, chamada de "Repeitável Circo!", pretende integrar ações em áreas diversas e em benefício da população circense

Artistas do Circo Maximus - Divulgação

Com o tema “Respeitável Circo!”, a Secretaria Especial da Cultura e a Funarte lançam campanha com foco na população circense do País.  Em cerimônia marcada para esta quarta-feira (20), em Brasília, a ação pretende integrar áreas de cultura, educação, saúde, direitos humanos e assistência social. 

O direcionamento de agentes públicos e instituições para o setor, e o lançamento  do selo “Município Amigo do Circo” - ação que consistirá em uma premiação de abrangência nacional e deve ser realizada em 27 de março de 2022, Dia Nacional do Circo - também integram são focos da campanha.
 



De acordo com secretário Especial da Cultura, Mario Frias, a iniciativa “é uma forma de apoiar a atividade circense no País com ações regionais integradas”.  

A campanha “Respeitável Circo!” vai apresentar uma série de sugestões que podem ser adotadas para melhorar a situação dos circos itinerantes. A ação conta também com uma cartilha, tendo em vista facilitar o acesso do artista circense a programas de assistência social, saúde, educação, além de estimular o incentivo à formação de público.