Sport

Sport enviará manifestação sobre caso Pedro Henrique ao STJD nesta quinta (21)

Clube não acredita que haverá denúncia, mas mostra receio com possível pressão política

Pedro Henrique, zagueiro do Sport - Anderson Stevens/Sport Club do Recife

No início da semana, a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decretou que o Sport e Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se manifestassem sobre o caso do zagueiro Pedro Henrique. O prazo estipulado pelo órgão foi de, no máximo, três dias, com limite para esta quinta-feira (21), data em que o clube pernambucano encaminhará o documento a ser estudado pelo Procurador-geral, Ronaldo Piacente.  

"É um processo normal, onde a Procuradoria está avaliando o que os clubes pedem, saber se é a realidade ou não. Ela pede a manifestação do Sport e que a CBF se esclareça. Baseada nessas informações e no pedido dos clubes, a Procuradoria vai avaliar se é o caso de oferecer denúncia ou não", explicou o advogado leonino Osvaldo Sestário. 

Recentemente, a CBF se pronunciou sobre o assunto. Na visão da entidade que comanda o futebol nacional, o Sport não teria cometido nenhuma irregularidade ao acionar o defensor em suas partidas, baseada no Regulamento Específico de Competições. Segundo o REC, "considera-se como atuação o ato de iniciar a partida na condição de titular ou entrar em campo no decorrer da mesma como substituto." 

Sendo assim, o zagueiro não teria completado sete jogos com a camisa do Inter, como alegam os nove clubes (América-MG, Atlético-GO, Bahia, Ceará, Chapecoense, Cuiabá, Grêmio, Juventude e Santos) que chegaram a denunciar o Sport. 

Enfatizando que o caso não deveria existir, Sestário afirmou que há o receio por parte da diretoria rubro-negra de uma possível pressão política acabar interferindo negativamente. No entanto, acredita-se que a denúncia não será feita e o caso será arquivado. Por precaução, o defensor não tem sido relacionado para as partidas do Sport na Série A.