Antes mesmo de estrear, 'Marighella' sofre novo ataque no IMDb
Filme, que ainda não chegou aos cinemas, recebeu diversas avaliações negativas no site
“Marighella”, dirigido por Wagner Moura, estreia no dia 4 de novembro. Antes mesmo de chegar às salas de cinema, o longa-metragem já vem sofrendo ataques virtuais. No site IMDb, uma das maiores bases de dados sobre cinema, TV, músicas e games, o filme acumula mais de 46 milhões de avaliações, gerando uma nota média de 3,6 de um total de 10.
A baixa cotação não tem a ver com a qualidade da produção em si, já que ela ainda nem estreou no circuito comercial. Algo semelhante já aconteceu com outros filmes, como “Pantera Negra” (2018), “Capitã Marvel” (2019) e “Star Wars: Os últimos Jedi” (2017), que sofreram ataques concentrados no agregador de críticas Rotten Tomatoes.
Também não é a primeira vez que o próprio “Marighella” passa por esse tipo de situação. Em 2019, o IMDb chegou a apagar mais de mil críticas negativas ao filme e suspendeu sua avaliação na plataforma, após uma ação organizada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.
Em entrevista ao Splash, do site Uol, Wagner Moura falou sobre a repetição do boicote. “Gosto do fato de o filme incomodá-los ao ponto deles organizarem suas milícias digitais para dar notas baixas a uma produção que ainda não estreou. Mas, claro, sobretudo lamento termos que passar por isso”, afirmou.
Recebido com aplausos no Festival de Berlim de 2019, o longa estava previsto para estrear no mesmo ano. Entretanto, o lançamento precisou ser adiado diversas vezes em função da pandemia de Covid-19 e de impasses com a Agência Nacional do Cinema (Ancine).
O filme retrata os últimos anos de vida de Carlos Marighella, guerrilheiro comunisata que chegou a ser considerado o principal inimigo do regime militar brasileiro. O personagem é vivido pelo ator e músico Seu Jorge. Também estão no elenco nomes como Bruno Gagliasso, Humberto Carrão, Adriana Esteves e Herson Capri.