Boicote

Antes mesmo de estrear, 'Marighella' sofre novo ataque no IMDb

Filme, que ainda não chegou aos cinemas, recebeu diversas avaliações negativas no site

Filme "Marighella" - Divulgação

“Marighella”, dirigido por Wagner Moura, estreia no dia 4 de novembro. Antes mesmo de chegar às salas de cinema, o longa-metragem já vem sofrendo ataques virtuais. No site IMDb, uma das maiores bases de dados sobre cinema, TV, músicas e games, o filme acumula mais de 46 milhões de avaliações, gerando uma nota média de 3,6 de um total de 10.

A baixa cotação não tem a ver com a qualidade da produção em si, já que ela ainda nem estreou no circuito comercial. Algo semelhante já aconteceu com outros filmes, como “Pantera Negra” (2018), “Capitã Marvel” (2019) e “Star Wars: Os últimos Jedi” (2017), que sofreram ataques concentrados no agregador de críticas Rotten Tomatoes.

Também não é a primeira vez que o próprio “Marighella” passa por esse tipo de situação. Em 2019, o IMDb chegou a apagar mais de mil críticas negativas ao filme e suspendeu sua avaliação na plataforma, após uma ação organizada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.
 

Em entrevista ao Splash, do site Uol, Wagner Moura falou sobre a repetição do boicote. “Gosto do fato de o filme incomodá-los ao ponto deles organizarem suas milícias digitais para dar notas baixas a uma produção que ainda não estreou. Mas, claro, sobretudo lamento termos que passar por isso”, afirmou.

Recebido com aplausos no Festival de Berlim de 2019, o longa estava previsto para estrear no mesmo ano. Entretanto, o lançamento precisou ser adiado diversas vezes em função da pandemia de Covid-19 e de impasses com a Agência Nacional do Cinema (Ancine). 

O filme retrata os últimos anos de vida de Carlos Marighella, guerrilheiro comunisata que chegou a ser considerado o principal inimigo do regime militar brasileiro. O personagem é vivido pelo ator e músico Seu Jorge. Também estão no elenco nomes como Bruno Gagliasso, Humberto Carrão, Adriana Esteves e Herson Capri.