Bairro de Santo Amaro ganha área de trânsito calmo e requalificação de ciclofaixa
Projeto foi desenhado para induzir a redução de velocidade no local e ampliar a área destinada ao uso de pedestres
Moradores do bairro de Santo Amaro, área central do Recife, ganharam uma nova área de trânsito calmo com uso de urbanismo tático. A intervenção foi concluída nessa quarta-feira (27), na rua Frei Cassimiro, nas proximidades das ruas Treze de Maio e Marquês de Pombal. Também foi entregue a requalificação da ciclofaixa Professor Josias de Albuquerque.
De acordo com a Prefeitura do Recife (PCR), foram registrados acidentes de trânsito com vítimas na área. Com isso, o projeto foi desenhado para induzir a redução de velocidade no local e ampliar a área destinada ao uso de pedestres. O limite máximo de velocidade é de 30 km/h.
A requalificação da ciclofaixa, no trecho da rua Treze de Maio, transformou a rota em bidirecional - antes, era unidirecional.
A decisão foi tomada, segundo a PCR, para facilitar a conexão com a Ciclovia Jornalista Graça Araújo, na avenida Mário Melo, a partir da percepção de aumento do número de ciclistas na via com a implantação da ciclofaixa.
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) pretende expandir o equipamento para fazer conexões entre a Ciclovia Via Norte e o Eixo Cicloviário Camilo Simões. A implantação, segundo órgão, será feita após o recapeamento da Autarquia de Limpeza Urbana (Emlurb) na área.
A nova rota terá 1 quilômetro de extensão e completará um total de 73 quilômetros interligados entre o Centro e a Zona Norte do Recife. Com isso, o Recife passa a ter 159 quilômetros de rota cicloviária no total.
Trânsito calmo
O urbanismo tático tem sido um método usado para redução de sinistros de trânsito no Recife. Ao todo, segundo a prefeitura, já são mais de 350 mil pessoas beneficiadas com as intervenções, que somam mais de 30 áreas. De acordo com as notificações da CTTU, ocorreu redução de 41% de sinistros com vítimas após as intervenções.
Áreas como o Largo da Paz contabilizaram sete acidentes com vítimas entre janeiro e fevereiro de 2019 e, no período do ano seguinte, duas ocorrências. Na avenida Cruz Cabugá, o número também caiu de 23 para 14 no mesmo período. Na avenida Conde da Boa Vista, a mudança foi de 22 para quatro sinistros com vítimas também neste período.