Jogos Escolares

Delegação pernambucana embarca rumo aos JEBs

Estado terá representantes brigando por medalhas em todas as modalidades da competição

Delegação pernambucana que participará dos JEBs, no Rio - Kleyvson Santos/SEE

Sob a animação dos passistas do Compaz e ao som de muito frevo, embalado pela Banda Marcial da Escola Estadual Rotary do Alto do Pascoal, a primeira parte da delegação pernambucana que irá disputar os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) embarcou rumo ao Rio de Janeiro na última quarta-feira (27). A competição reunirá no Parque Olímpico, entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro, os pernambucanos que foram campeões dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) na categoria 12-14 anos. Ao todo, cerca de 300 pessoas vão compor o time do Estado em terras cariocas.

Neste primeiro momento, viajaram rumo ao Rio de Janeiro 89 pessoas, a maioria das modalidades individuais (ginástica artística e rítmica; badminton; tênis de mesa; xadrez; judô; karatê; taekwondo e luta olímpica”. No segundo embarque, marcado para a madrugada desta sexta-feira (29), viajam mais 195 integrantes da delegação pernambucana (futsal; natação; vôlei; vôlei de praia; atletismo; basquete; ciclismo e handebol).

Maria Thaynara dos Santos, de 13 anos, é natural da cidade de Bonito, no Agreste de Pernambuco. Competindo no badminton, esta foi a primeira vez que ela disputou os Jogos Escolares de Pernambuco, já conquistando um ouro. Agora é a vez da atleta fazer bonito no Brasileiro. “Estou muito emocionada de sair da minha cidade para representar o Estado no Rio de Janeiro. Espero voltar de lá com uma medalha. Comecei a disputar a modalidade na escola e estou muito feliz com meu desempenho. Quero garantir mais experiência para evoluir ainda mais”, reforçou Maria, que é aluna do Colégio Municipal Presidente Tancredo Neves.

Tradicional competição do segmento estudantil, os JEBs tiveram início na década de 1970, tendo sua última edição realizada em 2004. O certame, que será retomado este ano, é realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e pelo Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial do Esporte, que custeia transporte, hospedagem e alimentação aos atletas e toda comissão técnica participante da competição.