Com menos de um mês para o Enem, estudante deve apenas revisar os conteúdos; veja as dicas
O aluno deve aproveitar esses últimos dias para tirar as dúvidas
Falta menos de um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro. A proximidade do certame atrelada à quantidade de conteúdos que são cobrados podem deixar o estudante nervoso. Para controlar esse turbilhão de sentimentos, que tem potencial para prejudicar o aluno, a organização nos estudos segue como a principal aliada.
No terceiro ano do Ensino Médio, a estudante Júlia Ramos, 16, tem utilizado esses últimos dias que antecedem a prova para tirar as principais dúvidas. "Desde que comecei a preparação para o Enem, meus professores sempre falavam que eu não poderia deixar para estudar em cima da hora. Então, dentro do que foi planejado no começo, esses momentos finais seriam utilizados para o 'processo de lapidação', ou seja, aprimorar a preparação que tive ao longo do ano", explicou Júlia. Ela tem aproveitado essas semanas para tirar as dúvidas, ganhar mais segurança em algumas matérias e praticar muitas questões.
De acordo com o gerente de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação, Idelfranio Moreira, nessa reta final não há mais tempo para estudar ou revisar todo o conteúdo. Por isso, o foco é fundamental para chegar na prova bem preparado. "Nessas últimas semanas o aluno não consegue revisar todo o conteúdo que estudou ao longo do ano, mas com foco e organização é possível rever os temas mais importantes e ainda tirar dúvidas que tenham ficado pendentes", diz Idelfranio.
O professor pontua que o aluno deve identificar quais são os assuntos que ainda não foram bem fixados por ele e priorizá-los na hora da revisão. "É um ato de coragem necessário encarar os conteúdos que exigiram um pouco mais de dedicação do estudante", disse Moreira, que aposta na revisão como o momento certo para isso.
Ainda segundo Idelfranio, essa revisão deve ser feita com a prática de exercícios, se aproximando ao máximo do momento da prova, com controle de tempo. "O aluno deve realizar muitos exercícios de livros, apostilas e simulados, mas principalmente nas edições antigas do Exame", finaliza o gerente do SAS.