Ex-Náutico, Erick aparece em levantamento como 4° melhor driblador do mundo na temporada
O recifense ainda possui a 3° maior porcentagem de sucesso nos dribles no levantamento feito pelo Observatório CIES Football
Destaque do Náutico no Campeonato Pernambucano e no início avassalador da Série B, o atacante Erick foi apontado como quarto jogador com mais dribles no mundo em 2021. Em levantamento feito pelo Observatório CIES Football, em conjunto com a plataforma Instat, foram analisadas 33 ligas de futebol de todo o mundo. Foram consideradas as ações executadas até o momento na atual temporada 2021/2022 do resto do mundo e na temporada de 2021 do Brasil, que teve início no fim de fevereiro.
Foi constatado que o recifense possui o terceiro maior percentual de dribles bem sucedidos, porém o atleta cai para a quarta colocação quando se analisa o índice de drible desenvolvido pela pesquisa. O índice é calculado com base nos dribles executados com sucesso por 100 minutos/jogo. A partir da fórmula, Erick acumulou 8,32 pontos.
Quando se olha para a porcentagem de execução, que só considera jogadores que driblaram ao menos 40 vezes, o ex-alvirrubro acertou 78% dos tentados. Sendo apenas superado por Adama Traoré, espanhol do Wolverhampton/ING, e Manor Solomon, insraelense do Shakhtar Donetsk/UCR.
Além de Erick, o brasiliero Ferreirinha, do Grêmio, também aparece no Top-20 de jogadores com o maior percentual de dribles certos, com 68,6%, porém sem conseguir alcançar o grupo dos melhores pelo índice, possuindo apenas 6,28 calculados. O colombiano Juan Pablo “Índio” Ramirez, meia do Bahia, é mais um jogador do futebol brasileiro presente em ambas as listas, com 72,7% e um índice de 6,56.
Revelado no Náutico, Erick possui 23 anos e teve sua primeira temporada como profissional em 2017, quando se destacou com nove gols e três assistências em 39 partidas. Vendido ao Braga/POR ao fim do ano, o atacante disputou 12 partidas pela equipe, sendo apenas uma no profissional.
Emprestado, passou por Vitória/BA e Gil Vicente/POR antes de retornar aos Aflitos, em 2020, para a disputa da Série B. Em sua segunda passagem, disputou 50 jogos, somando sete gols e duas assistências. Números que foram superados em 19 partidas da temporada de 2021, quando balançou as redes sete vezes e assistiu seus companheiros em três oportunidades. Ao fim do empréstimo, em junho, o Ceará comprou os direitos de Erick, que já entrou em campo 14 vezes pelo alvinegro na Série A.