JOGOS OLÍMPICOS

Hipismo será retirado do pentatlo moderno após Paris-2024, diz jornal

Decisão teria sido tomada após técnica agredir cavalo e causar polêmica em Tóquio

Hipismo em Tóquio - BEHROUZ MEHRI / AFP

O órgão dirigente do pentatlo moderno votou pela remoção do hipismo de seu programa nos Jogos Olímpicos após a edição de Paris-2024, informou a imprensa britânica.

O “Guardian” disse que a decisão foi tomada pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) depois que a treinadora de pentatlo moderno da Alemanha, Kim Raisner bateu em um cavalo durante os Jogos de Tóquio quando ele se recusou a pular um dos obstáculos. De acordo com a publicação, a modalidade seria substituída pelo ciclismo.

A UIPM disse à Reuters em um comunicado enviado por e-mail que não poderia "confirmar nem negar se a equitação será removida do pentatlo moderno", acrescentando que era "falso" que a equitação fosse substituída pelo ciclismo.

"Como parte do compromisso da UIPM em manter um perfil forte e dinâmico para o Pentatlo Moderno, uma série de reuniões estratégicas estão sendo realizadas. O resultado dessas reuniões será detalhado em um comunicado de imprensa a ser publicado em 4 de novembro”, disse a UIPM.

As ações de Raisner em Tóquio levaram a UIPM a desqualificá-la do evento, enquanto o grupo de defesa dos animais PETA pediu ao Comitê Olímpico Internacional que eliminasse competições equestres das Olimpíadas citando crueldade em Tóquio.

O pentatlo moderno é um evento olímpico desde 1912 e apresenta cinco modalidades: esgrima, natação, hipismo (saltos), tiro com pistola e corrida cross-country.

O pentatleta moderno britânico Joe Choong, que venceu o evento masculino em Tóquio, disse ao Daily Telegraph que remover o hipismo seria "muito triste para o esporte".

- Sem andar a cavalo, ou se mudarmos para outro esporte, não é pentatlo moderno. Eu não quero crescer e dizer aos meus futuros filhos que sou o campeão olímpico de um esporte que não existe - disse Choong.

Kate Allenby, medalhista de bronze nos Jogos de Sydney de 2000, disse ao “Times” que a ideia de substituir o hipismo pelo ciclismo era "aterrorizante" para o futuro do esporte.

-Isso tem sido uma confusão de má gestão da UIPM. O esporte estava originalmente nas Olimpíadas, pois foi sonhado por Pierre de Coubertin para encontrar o melhor atleta - disse ela, referindo-se ao fundador dos Jogos modernos - Não seria a visão de Coubertin sem cavalgar.