Futebol

Eleição no Náutico: prazo para inscrições das chapas se encerra nesta sexta

Até o momento, dois grupos se posicionaram para concorrer ao pleito no dia 5 de dezembro

Sede do Náutico - Tiago Caldas / CNC

Sem chances de conseguir o sonhado acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, o Náutico terá, no final da temporada, outra “decisão” que mexerá com o futuro do clube. No dia 5 de dezembro, nos Aflitos, o Timbu realizará as eleições presidenciais para o biênio 2022-2023. O prazo para as inscrições das chapas que concorrerão na disputa se encerra nesta sexta (5). Até o momento, dois grupos já se posicionaram para o pleito, mas não oficializaram os candidatos.

O presidente do Náutico, Edno Melo, já está no segundo mandato do Executivo. Sendo assim, ele não poderá tentar a reeleição. Por isso, o grupo da situação deve ser encabeçado pelo atual vice, Diógenes Braga, que agora busca a cadeira da presidência. O vice de futebol da chapa deve ser Luiz Filipe Figueirêdo, atual vice de marketing de comunicação do clube. 

A atual gestão terá um embate com a chapa “Inova Náutico”. O candidato à presidência pela oposição também não foi oficializado, mas tudo indica que será o empresário Plínio César Albuquerque. No grupo, também estão presentes nomes que já passaram pelo Timbu na gestão de Edno Melo, como Aluísio Xavier, Thiago Dias e Moacir Pereira, ex-superintendente do Centro de Treinamento Wilson Campos.

Há, ainda, a possibilidade uma “terceira via” se formar. No caso, com a presença de Bruno Becker, ex-vice-presidente jurídico do Náutico, que deixou o cargo no mês passado, após divergências com a atual gestão quanto ao processo de escolha do candidato à presidência. 

Processo para escolha do novo presidente

As chapas registradas serão publicadas no dia 8 do próximo mês. O julgamento de possíveis impugnações de candidaturas ou de associados pode ocorrer até o dia 12 de novembro. Todas as categorias de associados estão aptas a votar, desde que integrem o quadro social do clube há, no mínimo, um ano. 

Só poderão ser candidatos aos cargos de presidente e vice os associados que atendam aos seguintes requisitos de elegibilidade: idade mínima de 40 anos, sócio do clube há pelo menos três anos, contribuindo em dia há pelo menos dois e que não tenha sido anistiado do pagamento das contribuições há, no mínimo, dois anos.

No futebol, o Náutico disputa a reta final da Série B. O clube é o atual nono colocado, com 45 pontos. O Timbu só pode chegar no máximo a 60. Pontuação que, de acordo com os matemáticos, impossibilita o acesso à elite do ano que vem.