Cadastro Único

Recife oferece 15 locais para atualização do CadÚnico; confira endereços

O programa possibilita acesso a programas como Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Movimentação em frente da Central de Atendimento do Cadastro Único do Bolsa Família - Marconi Meireles/Folha de Pernambuco

Depois da imensa fila registrada esta semana, o Recife tem agora 15 locais que oferecem atualização do Cadastro Único (CadÚnico).

A porta de entrada para ter acesso a qualquer programa social do Governo Federal é ser inscrito no CadÚnico. Através do registro, que precisa ser atualizado a cada dois anos, famílias podem acessar o Auxílio Brasil, a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e diversos outros programas sociais. 

O principal local para o registro na cidade é a Central de Cadastro Único, que fica na Rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio. Além dele, a cidade conta com 14 unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

A Central do Cadastro Único, que fica na Rua do Imperador, funciona das 7h às 15h. Já o atendimento do Cadastro Único nos Cras abre das 8h às 16h. Todos os equipamentos funcionam de segunda a sexta-feira. Confira, abaixo, os endereços:
 

Enderecos Cras - Areas de Abrangencia e Referencia by Folha de Pernambuco on Scribd


Atualização
Se o cidadão fez a atualização cadastral ainda em 2020, ele só precisará atualizar esse registro em 2022. É importante ressaltar que, se houver mudança no grupo familiar, renda ou endereço, a atualização precisa ser feita antes dos dois anos.

Caso o cidadão não saiba a última vez que atualizou o Cadastro Único, ele poderá obter essa informação por meio do site ou app meucadunico.cidadania.gov.br.

Desde que o Governo Federal anunciou que o Programa Auxílio Brasil iria substituir o Bolsa Família, houve um acréscimo na demanda relativa à inscrição e atualização do CadÚnico.

No entanto, de acordo com o que já foi divulgado pelo Governo Federal, o programa Auxílio Brasil pretende dar continuidade do benefício às famílias que já eram contempladas pelo Bolsa Família. Entretanto ainda não há informação se a família que não recebe o benefício do Bolsa Família conseguirá ser contemplada pelo Auxílio Brasil - não há detalhes sobre quais critérios as novas famílias precisarão atender.