Coronavírus

Reino Unido lançará ensaio com medicamento antiviral contra Covid este mês

País foi o primeiro a aprovar o molnupiravir, medicamento da Pfizer só deve ser autorizado em 2022

Pílula da empresa Merck Sharp & Dohme (MSD) - RIDGEBACK BIOTHERAPEUTICS / CP / Merck & / AFP

O Reino Unido começará a implementar o medicamento antiviral contra a Covid-19 da Merck, o molnupiravir, por meio de um estudo farmacológico no final deste mês, segundo o governo britânico.

Na semana passada, o Reino Unido se tornou o primeiro país do mundo a aprovar a pílula antiviral contra a Covid desenvolvida em conjunto pela Merck & Co Inc  (MSD, no Brasil) e Ridgeback Biotherapeutics.  

Na ocasião, a Agência Reguladora de Medicamentos ressaltou que o remédio é "seguro e eficaz para reduzir o risco de admissão hospitalar e morte em pessoas com Covid leve a moderada que sofrem algum risco extra após contrair a doença". 

O governo disse em outubro que já havia garantido 480 mil ciclos do medicamento Merck e outros 250 mil ciclos da pílula antiviral desenvolvida pela Pfizer.

Quando questionada sobre a aprovação do molnupiravir, Susan Hopkins, consultora médica chefe da Agência de Saúde, disse à BBC: "Esta é uma ótima notícia e começará a ser lançada por meio de um teste de drogas no final deste mês ou início de dezembro." 

Hopkins afirmou que todos os testes até agora foram feitos em pessoas não vacinadas, e o estudo ajudaria a entender como funcionará na população vacinada em geral. 

“O novo medicamento da Pfizer provavelmente não será licenciado até o ano novo”, acrescentou. "Provavelmente ainda faltam alguns meses."