Putin trata de 'conflitos regionais' com diretor da CIA
A visita de Burns ocorreu nos dias 2 e 3 de novembro
O presidente russo, Vladimir Putin, conversou sobre os "conflitos regionais" em uma teleconferência com o diretor da CIA, William Burns, que visitou a Rússia na semana passada - informou o Kremlin nesta segunda-feira (8).
A visita de Burns, frequentemente apresentado como um dos diplomatas mais experientes de seu país, ocorreu nos dias 2 e 3 de novembro, a pedido do presidente Joe Biden, de acordo com a embaixada dos Estados Unidos em Moscou.
Segundo a rede de televisão americana CNN, Burns teria sido designado para Moscou para "alertar" a Rússia contra eventuais reforços de suas tropas nas proximidades da fronteira russo-ucraniana.
Depois das conversas na capital russa, o diretor da CIA teria tratado, também por telefdone, com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski.
"Houve uma conversa por telefone" entre Vladimir Putin e William Burns no marco desta visita, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, à imprensa nesta segunda.
Falaram sobre as relações bilaterais, a crise diplomática entre ambos os países e "trocaram suas opiniões a respeito dos conflitos regionais", acrescentou, sem dar mais detalhes.
A viagem de Burns, que não foi divulgada por Washington, acontece em um momento de tensas relações entre Rússia e Estados Unidos, devido a uma série de disputas em grande escala. Uma delas é o conflito na Ucrânia.