Enem

Deputado protocola pedido na Câmara para convocação de presidente do Inep

O requerimento deve ser analisado na próxima quarta-feira (10).

Danilo Dupas - Divulgação/INEP

O presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, Professor Israel Batista (PV-DF), protocolou nesta segunda-feira na Comissão de Educação da Câmara um pedido de convocação do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep), Danilo Dupas, para prestar esclarecimentos sobre as acusações feitas por servidores do órgão nos últimos dias. O requerimento deve ser analisado na próxima quarta-feira (10).

Até o momento, pelo menos 23 coordenadores já entregaram seus cargos desde a semana passada quando veio a público as acusações de assédio moral por parte de Dupas. O presidente também é acusado de se omitir de suas funções dentro da pasta. Segundo os servidores, a atuação do presidente coloca em risco a realização do Enem e outras políticas desenvolvidas pelo Inep.
 

"Estamos fazendo agora o requerimento de convocação do presidente do Inep e além disso vamos fazer um requerimento de audiência pública com Inep, a associação de servidores, a UNE e a Ubes", explicou Batista.

Na semana passada, os servidores do Inep realizaram uma assembleia diante do prédio do órgão, em Brasília. Na ocasião, foi lido um manifesto com acusações à conduta de Dupas à frente do órgão. Ele foi o quarto presidente escolhido pela gestão Bolsonaro para ocupar a autarquia que é um dos mais importantes órgãos da área no país.

Após as acusações virem a público, coordenadores do Inep começaram a entregar seus cargos. Inicialmente, dois servidores ligados à logística e fiscalização de contratos do Enem entregaram seus cargos na sexta-feira. Nesta segunda, outros 21 pediram exoneração coletivamente.

Desde a semana passada, o GLOBO pediu reiteradamente posicionamento do Inep sobre o tema, mas até o momento não obteve resposta.