Turista francês é mordido por tubarão em praia de Ubatuba, São Paulo
É o primeiro caso registrado em 30 anos na região; vítima está bem e retornou a França
Um turista francês, de 59 anos, foi mordido por um tubarão na praia do Lamberto, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, segundo identificou o Instituto Argonauta, uma organização dedicada à conservação da região, ligada ao aquário da cidade.
A vítima já está bem e retornou ao seu país de origem. De acordo com pesquisadores, o acidente deve ser encarado como um episódio isolado e não deve ser causa de preocupação pela população local.
O episódio aconteceu na última quarta-feira (3). A confirmação de que se tratava de um caso envolvendo um tubarão, no entanto, só foi feita na segunda-feira, dia 8.
De acordo com o Instituto, os seus pesquisadores inicialmente duvidaram se tratar de um caso de mordida de tubarão.
No entanto, o relato de testemunhas e familiares da vítima envolvidas no episódio e o acesso a fotos do ferimento mudaram a avaliação do Instituto Argonauta.
O professor especialista em tubarões Otto Bismarck Gadig, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), chegou à conclusão de que as lesões, são, de fato, compatíveis com a mordida de um tubarão.
De acordo com Gadig, ainda serão analisadas outras imagens para se ter mais informações sobre as características do animal e as condições que causaram o ferimento.
Segundo o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta e diretor do Aquário de Ubatuba, o mar da região conta com diferentes espécies de tubarões em suas águas.
No entanto, registros de acidentes são raros. Um episódio como o dessa semana não acontecia há cerca de 30 anos.