Copa do Mundo

Os europeus que podem garantir vaga na Copa de 2022 na penúltima rodada das eliminatórias

Fernando Santos, treinador de Portugal, durante treinamento da seleção lusitana - Patricia de Melo Moreira/AFP

Com Alemanha e Dinamarca já classificadas, as Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022 chegam à nona rodada com mais seleções com chances de obter vaga para o Mundial do Catar nesta penúltima série de jogos da fase de grupos.

Apenas o primeiro de cada chave se classifica diretamente para a Copa do Mundo, enquanto o segundo participará de um mata-mata com duas equipes classificadas através da última Liga das Nações. O sorteio dos duelos será no dia 26 de novembro, reunindo doze candidatos europeus que lutarão por três vagas europeias para o Catar.

Grupo A

Nenhum dos países garantirá a classificação nesta rodada, mas o vice-líder Portugal pode dar um passo crucial se vencer a Irlanda na quinta-feira. A vitória vai garantir dois pontos de vantagem sobre a primeira colocada Sérvia, que não joga nesta semana e que será a última adversária dos portugueses.

Grupo B

A Suécia pode se classificar se vencer a Geórgia, desde que a Espanha não vença a Grécia em Atenas na quinta-feira. Se os espanhóis vencerem, a vaga será definida em Sevilha na rodada seguinte, quando os anfitriões receberão os suecos.

Grupo C

Itália e Suíça, que lideram empatadas por pontos, se enfrentam na sexta-feira. Ambas equipes estão garantidas nas duas primeiras posições, é necessário saber a ordem. O vencedor deste duelo não irá garantir a vaga direta para a Copa de 2022, mas estará bem perto de carimbar o passaporte.

Grupo D

A França vai se classificar se vencer ou  Cazaquistão no sábado ou se empatar, mas neste caso apenas se a Bósnia-Herzegovina e a Finlândia também empatarem. Assim, o segundo lugar seria disputado por Ucrânia, Finlândia e Bósnia-Herzegovina.

Grupo E

A Bélgica pode se classificar se vencer a Estônia no sábado ou se o País de Gales, terceiro colocado, não vencer a Bielorrússia. País de Gales e República Tcheca lutariam pelo segundo lugar.

Grupo F

A Dinamarca, semifinalista da última Eurocopa, já garantiu vaga na Copa do Mundo e enfrenta  as Ilhas Faroé na sexta-feira. A Escócia pode ficar com o segundo lugar se vencer a Moldávia ou se empatar, caso Israel empate ou seja derrotado pela Áustria.

Grupo G

A Holanda fica com a vaga para o Mundial se derrotar Montenegro no sábado e a Noruega não conseguir vencer a Letônia. Os noruegueses podem garantir um dos dois primeiros lugares se vencerem a Letônia e a Turquia não derrotar Gibraltar.

Grupo H

A líder Rússia vai ao Catar se vencer o Chipre e se Croácia perder ou empatar com Malta na quinta-feira. Russos e croatas garantem os dois primeiros lugares, resta saber em que ordem terminarão.

Grupo I

A Inglaterra se classificará se vencer a Albânia na sexta-feira e a Polônia não conseguir vencer Andorra. Se a seleção polonesa vencer e os abaneses forem derrotados ou empatarem com os ingleses, os poloneses garantem o segundo lugar.

Grupo J

A Alemanha, já está com a vaga para o próximo Mundial e cumpre tabela  Liechtenstein na quinta-feira. Já o segundo lugar é disputado pela Romênia, Islândia, Armênia e Macedônia.