Educação no trânsito

Detran-PE realiza ação para comemorar Dia da Gentileza e conscientizar motoristas

O intuito da campanha é focar no respeito a faixa de pedestre, considerando que 46% das vítimas de sinistros no trânsito são pedestres

As ações educativas e de conscientização visam uma boa conduta no trânsito - Paulo Maciel/ Detran-PE

O Dia da Gentiliza é comemorado neste sábado (13). Para celebrar a data, o Detran-PE realiza uma ação, nesta sexta-feira (12) e no sábado (13), com o tema: “A maior gentileza é proteger a vida”. O intuito da campanha é focar no respeito a faixa de pedestre, considerando que 46% das vítimas de sinistros no trânsito são pedestres, conforme dados do Comitê de Prevenção de Acidentes de Trânsito - Compat Recife.  

Nesta sexta-feira (12), a operação será das 7h às 8h30, na rua Salvador de Sá, 1181, em frente ao Colégio Fazer Crescer, no Rosarinho, Zona Norte do Recife. Já no sábado (13), a ação acontecerá, das 7h30 às 10h30, no cruzamento da Rua do Futuro com a Rua Antenor Navarro, no bairro das Graças, também na Zona Norte. 

Nos dois dias, técnicos do Detran-PE vão instalar cancelas móveis, em faixas de pedestre nos pontos escolhidos, com mensagens educativas. Além disso, a equipe vai parabenizar e aplaudir os motoristas que respeitarem voluntariamente a faixa de pedestre. 

Também haverá distribuição de brindes. Desenvolvida pela Coordenação de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran por meio da Escola Pública de Trânsito, a ação busca sensibilizar condutores para respeitar os pedestres, considerados as maiores vítimas da violência no trânsito.  
 

De acordo com o gerente da Escola Pública de Trânsito, Ivson Correia, a velocidade e o desrespeito a faixa de pedestre estão entre as principais causas de atropelamento. “Vamos estimular que o motorista pare na faixa, reduza a velocidade em áreas de escolas e use o cinto de segurança corretamente”, explica o gerente. A operação vai contar com o Detran Itinerante, caminhão equipado para atividades externas, e cerca de 15 técnicos e agentes de trânsito do órgão.  

A operação, que ainda vai contar com a participação da Operação Lei Seca, Yamaha, Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran) e Honda, vai prosseguir durante os meses de novembro e dezembro, nos dias 23/11, 01/12, 15/12, 22/12 e 29/12, em vários pontos com faixas de pedestres, no Recife e na Região Metropolitana.