Retomada internacional

Pernambucano Lucas Carvalho é campeão em etapa do Circuito Mundial de Tênis de Mesa, na França

Ao lado de um alemão e um indiano, ele foi ouro na disputa por equipes

Lucas Carvalho, ladeado pelo indiano Jotiram Dattaprasad Chougule (dir.) e pelo alemão alemão Yannik Ruddenklau - Cortesia/Lucas Carvalho

O mesatenista pernambucano Lucas Carvalho, de 21 anos, faturou a primeira medalha dourada da carreira em etapas do Circuito Mundial de Tênis de Mesa Paralímpico, nesta quinta-feira (11), na França.

Ele se tornou campeão na disputa por equipes do torneio SQY French Open 2021, realizado na cidade de Voisins les Bretonneux, distante cerca de 40 minutos da capital francesa Paris. 

Lucas, que é atleta da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e conta com os apoios do Time Pernambuco, Jjyamada (Butterfly), Anthesis, Handdry Brasil e Bolsa Atleta Federal, formou equipe ao lado do alemão Yannik Ruddenklau e do indiano Jotiram Dattaprasad Chougule (indiano), que ficou como reserva e não chegou a atuar.

A equipe encerrou a campanha com 100% de aproveitamento, sem perder nenhum jogo. “Nossa dupla (com o alemão) se entrosou bastante. Isso, somado às ótimas dicas da treinadora alemã, ajudou bastante nessa conquista”, destacou o pernambucano. 

Na campanha, eles derrotaram as equipes da França, da República Tcheca e um combinado que uniu Hungria e Grã-Bretanha. Na final, venceram a parceria da Holanda.

“Foi uma conquista muito especial, por ser a minha primeira disputa internacional desde o início da pandemia (da Covid-19) e também a minha primeira medalha de ouro em etapas do Circuito Mundial. E isso em um torneio de nível elevado, na Europa. Está sendo muito especial, uma alegria imensurável”, celebrou Lucas, que já tem uma galeria de pratas e bronzes em eventos do circuito. 

No torneio individual, o pernambucano venceu dois dos três confrontos da primeira fase e acabou eliminado precocemente nas quartas de final, terminando a disputa em quinto lugar. 

Com os resultados obtidos na França, ele deve ascender no ranking mundial da Classe 9. Atualmente, Lucas aparece em 32º na categoria adulto e em oitavo entre os atletas sub-23.

O mesatenista pernambucano participa de etapas do Circuito Mundial da modalidade desde 2016, quando estreou no evento, na Argentina. O vizinho sul-americano é, inclusive, o próximo destino do atleta, que jogará uma etapa no país entre os dias 19 e 21 deste mês.

Essa retomada na agenda internacional representa os primeiros passos rumo ao novo objetivo de Lucas, que é a classificação para os Jogos de Paris-2024.

Após ficar muito perto da classificação para a Paralimpíada de Tóquio, o pernambucano acabou desistindo da última seletiva classificatória por conta da pandemia.

“Estava no auge da Covid-19, muitos países com restrições a brasileiros, não sabia se poderia competir, se teria que fazer quarentena. Junto a isso, os custos muito altos para viajar. Agora é focar tudo no ciclo Paris-2024”, frisou Lucas, que é uma das apostas da nova geração nacional da modalidade.