CBF anuncia saída de Leonardo Gaciba, presidente da Comissão de Arbitragem
Entidade revelou entendimento mútuo entre as partes, em razão da "necessidade de uma mudança" na arbitragem do país
A Confederação Brasileira de Futebol anunciou, na manhã desta sexta-feira (12), a saída de Leonardo Gaciba da presidência da Comissão de Arbitragem. De acordo com a entidade, houve entendimento mútuo entre as partes, que visam maximizar os acertos e minimizar os erros da arbitragem no país.
No cargo desde abril de 2019, Gaciba foi árbitro do quadro da Fifa entre 2005 e 2009. Substituto do Coronel Marcos Marinho, que ocupou a presidência por cerca de três anos, vinha sendo pressionado pelo comando da cúpula pelos constantes equívocos nas decisões de árbitros.
A saída é consumada após o crescimento da pressão exercida também pelos clubes da Série A. Confira a nota oficial da CBF.
A Confederação Brasileira de Futebol informa que, nesta data, deu início a um processo de reformulação na estrutura da arbitragem brasileira, que começa com a substituição do comando de sua Comissão de Arbitragem.
O Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues Gomes, conversou com o Presidente da Comissão de Arbitragem, Leonardo Gaciba, nesta sexta-feira (12) e o entendimento mútuo foi pela necessidade de uma mudança, com a implementação de novos procedimentos visando maximizar os acertos e minimizar os erros de todos os envolvidos.
A CBF agradece a Leonardo Gaciba pelo empenho e pela forma altiva e incansável com que exerceu a Presidência da Comissão de Arbitragem da CBF.
Assumirá a função interinamente, até a conclusão das competições da temporada 2021, o atual Vice-Presidente da Comissão de Arbitragem, Alício Pena Júnior, a quem o Presidente Ednaldo Rodrigues parabeniza, desejando sucesso no cargo e colocando a estrutura da entidade à inteira disposição da Comissão de Arbitragem para o constante aperfeiçoamento e desenvolvimento da arbitragem nacional.