Recifest apresenta curtas, longa e animações LGBTQIA+
Filmes do Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero poderão ser assistidos online
A 8º edição do Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero (Recifest) começa na próxima terça-feira(16).
De forma online e presencial, o evento terá exibições de filmes e animações LGBTQIA+ e segue até o dia 20 de novembro, no Recife.
Além das exibições, o Recifest apresenta curtas em Mostras Competitivas, além da Mostra Div.A – Diversidade em Animação e da Mostra Internacional.
As obras serão exibidas no Teatro do Parque, no centro da capital, às 19h. Cada sessão ficará disponível online, até as 19h do dia seguinte, no Recifest Play, área do site oficial.
“O Recifest é um festival muito importante, porque além de trazermos para as telas a questão da diversidade sexual e de gênero, também acolhemos as diversidades dos territórios, étnicas e raciais do País”, expõe a produtora Carla Francine, que divide a direção do evento com a produtora Rosinha Assis.
“Diante do grande retrocesso que estamos vivendo, acredito que o Recifest é um espaço importante e necessário. Além de uma janela de exibição de cinema, é um projeto que tem na sua essência os direitos igualitários para todes os povos e corpos”, reforça Rosinha.
Durante as mostras, são exibidos curtas-metragens que levantam questões como o respeito ao outro, a coerência consigo mesmo e a importância de alimentar sonhos. A programação completa pode ser conferida no site oficial do festival .
O Recifest também está apresentando filmes com temática LGBTQIA+ em escolas públicas, penitenciárias e espaços sociais do Recife. A programação conta ainda com oficinas online sobre produção audiovisual.
Curtas das Mostras Competitivas
A curadoria do Recifest formada por André Antônio, Anti Ribeiro e Felipe André Silva, selecionou 27 filmes, onde os temas abordam a força criativa, as vozes, narrativas, corpos e territórios de realizadores gays, lésbicas, não-binários, homens e mulheres trans, intersexo no país.
As obras inscritas na mostra competitiva concorrerão aos prêmios de Melhor Filme em duas categorias: Filme Pernambucano e Filme Nacional. A primeira é destinada aos curtas com produtoras e/ou diretores pernambucanos. Já a segunda categoria é para filmes realizados em todo o território nacional.
Os filmes serão premiados por um júri oficial e também a partir da escolha do público, que votará por meio de um formulário online disponibilizado pela organização. Tanto na premiação oficial, quanto na escolha popular, o vencedor de cada categoria leva o prêmio de R$ 2,5 mil.
O Recifest também vai conceder troféus para as categorias de Melhor Direção em Curta-Metragem; Melhor Roteiro em Curta-Metragem; Melhor Interpretação em Curta-Metragem e Melhor Direção de Arte.
E tem premiações em serviços como as parcerias com a Academia Internacional de Cinema- AIC, que dará uma vaga no curso de assistente de direção, e a finalizadora MISTIKA, que dará serviços de finalização de imagens para algum dos concorrentes.
A Mostra Internacional do Recifest apresenta, na sexta-feira (19), oito produções do Canadá, Espanha, EUA, Índia e Peru.
A mostra Div.A exibirá, no sábado (20) uma seleção especial de animações LGBTQIA+ atuais que estão sendo premiados em diversos festivais no Brasil e no exterior. A premiada “Genius Loci”, do francês Adrien Mérigeau - indicada ao Oscar de Melhor Curta de Animação está na programação.
Mais cinco animações dos Estados Unidos, Reino Unido e Suécia completam a seleção. A programação completa está disponível no site do Recifest.
Para a realização das atividades presenciais, o Recifest destaca que serão respeitados todos os protocolos de segurança contra a covid-19. É preciso ser maior de 16 anos e apresentar comprovante de vacinação.
Serviço
8º edição do Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero (Recifest)
Local: Teatro do Parque
Data: 16 a 20 de novembro, às 19h
Mais informações e programação completa através do site Recifest ou no Instagram @recifestoficial