Basquete

Aos 15 anos e com 2,08m de altura, joia pernambucana do basquete receberá treinamento na NBA

Gabriel Ferreira foi convidado para uma semana de imersão na NBA Academy, uma das mais conceituadas academias de formação de atletas no mundo

Gabriel Ferreira atualmente defende o São José, em São Paulo - Divulgação

Em uma nova etapa em sua jornada para se tornar um jogador profissional de basquete, o pernambucano Gabriel Ferreira, de 15 anos e 2,08m, foi convidado, na última quarta-feira (10), a participar da NBA Academy, referência mundial na formação de astros do esporte, em um período de imersão entre os dias 15 e 21 de novembro, na sede da NBA em San Luis Potosi, no México.

Na NBA Academy o atleta realizará várias atividades durante o intervalo que incluem: tour pelo espaço, aulas e treino individual e com equipe. Além disso, todas as despesas e demais detalhes da viagem, como transporte, alimentação e hospedagem, serão providenciados pela NBA.

Inclusive, a maior inspiração de Gabriel no esporte joga na liga americana. Trata-se do astro Giannis Antetokounmpo, de 26 anos e 2,11m, que atua pelo Milwaukee Bucks, atual campeão da NBA. Em questão de altura, é esperado que o atleta pernambucano iguale ou supere o seu ídolo, por se encontrar na fase de crescimento. 

Apesar do grande destaque, o contato do garoto natural de Paulista com o basquete é recente. Começou a praticar o esporte aos 12, em 2018. Após crescer 40 centímetros de altura em apenas um ano, despertou a atenção de um professor de educação física, que o levou para realizar testes no Sport.

“Me viram jogar futebol e falaram que meu lugar era no basquete ou no vôlei, por conta da minha altura. Eu já assistia aos jogos de basquete e já gostava bastante, por isso quis jogar. Meu sonho é ter uma carreira, viver disso”. Pouco tempo depois de começar a praticar, conquistou uma bolsa no colégio Salesiano, onde aumentou a dedicação ao esporte. 

“Ele é um menino sensacional, super tranquilo e com uma desenvoltura muito boa. Fizemos um trabalho específico aqui. Ele praticava no recreio exercícios específicos e raramente faltava um treinamento, mesmo pegando duas horas de ônibus todos os dias. Todo mundo aqui ficou muito feliz com a notícia. Sempre soube que ele poderia se desenvolver e se tornar um grande atleta. Como conselho, digo a ele que nunca perca esta essência humilde”, revela Guilherme Araújo, treinador do atleta no Salesiano. 

Atualmente em São José dos Campos, Gabriel defende as cores do São José, tradicional time de basquete da cidade, nas categorias Sub-14 e Sub-15. O treinador Matheus Lopes enalteceu a adaptação dele à equipe e à cidade. “Desde que ele chegou, ficou bastante animado. É um jogador diferente do que tínhamos visto até agora, pela sua altura, mobilidade e jeito de jogar. Sempre se dedicou, leva um certo tempo para de acostumar, mas assim que ele se adaptou conseguiu ter um bom desempenho, acompanhando até mesmo as equipes mais velhas", declarou. 

A NBA Academy possui programas de treinamento em países como a Austrália, China, Índia, México e Senegal, constrói carreiras e ajuda atletas, como Gabriel, a alcançar o seu objetivo de se tornar um atleta profissional e viver do esporte.