Festival de corridas

Maratona do Rio de Janeiro reabre festival de grandes corridas neste feriadão

Com dois dias de evento, corridas de 5km, 10km, 21km e 42km movimentam a capital fluminense

Maratona do Rio retorna depois de dois anos - Miriam Jeske

A Maratona do Rio está de volta. Após dois anos de espera, o festival de corridas será o primeiro do Brasil a retornar ao calendário com um evento físico desse porte. No ano passado, a corrida teve que ser suspensa por conta da pandemia da Covid-19. Agora, com patrocínio esportivo da Olympikus, a organização do certame, que terá cobertura especial da Folha de Pernambuco, espera receber cerca de 30 mil corredores nas quatro provas que agitam o circuito da capital fluminense neste feriadão. Entre eles, os pernambucanos Taffarel Correia e "Bruninho do Bora".

Gerente de cozinha de um restaurante no Recife, Taffarel treina no período da noite. Sempre após as nove horas de expediente. Com 12 maratonas e duas ultramaratonas no currículo, ele tem na corrida sua motivação para seguir em busca de seus objetivos. Inscrito na maratona, está prestes a correr na prova do Rio pela primeira vez. Mostrando ansiedade para os 42km, o recifense lembra que quase jogou tudo para o ar com a chegada da pandemia. Principalmente depois de perder o padrasto. 

Taffarel disputará a Maratona do Rio pela primeira vez. Foto: Cortesia

"Isso tirou minha motivação, passei a farrapar nos treinos. Mas, depois que voltou a abrir as coisas voltei a correr, pois a corrida é o que me dá forças para continuar. Quando soube que ia ter como participar da Maratona do Rio, um amigo meu de lá falou para eu continuar treinando. Falei com minha treinadora, ela modificou minha planilha e me preparei bem. Espero fazer a prova do jeito que sonho, mas se não acontecer como quero, ano que vem vamos de novo", contou à reportagem o corredor de 32 anos. 

Além da maratona, outras três provas movimentam os próximos dias dos cariocas. No domingo, acontece a meia maratona. Já na segunda-feira, dia da Proclamação da República, além da prova principal, os corredores caem nas ruas para os percursos de 5km e 10km. Preparado para correr os 21km, o pernambucano Bruno Araújo, mais conhecido como Bruninho, afirmou estar ansioso para o evento. Dono da página "Bora Correr Galera", no Instagram, o publicitário de 41 anos cria conteúdos motivacionais para seu público através das provas que disputa Brasil afora. 

"Essa era minha prova alvo de 2019, não a tenho no currículo. Recebi o convite da Olympikus e vou correr neste ano. Estou cansado, pois fiz muitas provas seguidas, nenhuma fácil nos últimos 60 dias. Subir e descer nas provas de montanha que fiz é complicado. Mas estou ansioso para fazer essa do Rio. Mesmo eu não fazendo a maratona, eu vou participar da maior prova do evento, que é a meia, onde tem uma quantidade maior de atletas. É uma distância mais acessível", ressaltou. 

Mostrando preocupação com os participantes das corridas e pessoas envolvidas com o evento, a organização da Maratona do Rio determinou que só poderá participar das corridas aqueles atletas que tomaram as duas doses da vacina ou o imunizante de dose única, em meio ao comprovante do cartão de vacinação. Ademais, o uso de máscaras será obrigatório nas arenas e áreas comuns do evento, opcional no percurso – para corredores.