Pelo Youtube

Desafios da educação no Brasil é tema de debate

Academia Pernambucana de Medicina promove encontro virtual, próximo dia 24, às 19h

Presidente da Academia Pernambucana de Medicina (APM), Hildo Azevedo - Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Os desafios, realidades e perspectivas da educação no Brasil formam debate promovido pela Academia Pernambucana de Medicina (APM), no próximo dia 24, às 19h, através do Youtube da instituição. Participam o ex-ministro de Educação e ex-governador do Distrito Federal, Cristovam Buarque, e o ex-ministro da Educação e ex-governador de Pernambuco, Mendonça Filho, sob moderação do professor de Direito e PhD pela Universidade de Oxford, Maurício Rands.

 



A abertura e coordenação será feita pelo presidente da APM, doutor Hildo Azevedo, que adianta a importância de discutir um assunto necessário, através de três grandes nomes. “O compromisso é por elevar o nosso nível educacional, porque não podemos conviver com a baixa qualidade de ensino no Brasil”, afirma. 

O público-alvo não será apenas os integrantes da Academia, mas toda a população interessada na abordagem. Não à toa, o acesso é livre para assistir a apresentação e o debate, com espaço para perguntas via chat. “Embora nossa entidade seja voltada para a medicina, queremos um debate amplo. Cristovam, por exemplo, tem muito interesse na educação primária e no ensino fundamental. Estou ansioso para ouvir opiniões de politicas diferentes debatidas de maneira enriquecedora”, completa Hildo Azevedo, que também é professor universitário, com mais de 50 anos de atuação. 

Ainda segundo o presidente da APM, que também foi aluno de ensino público na década de 1960, a qualidade educacional nos dias atualmente é um grande ponto a ser observado. “O estudante, hoje, pode até ter muita informação, mas falta nele cultura como cidadão e cultura como futuro médico. E isso não tem sido visto de maneira ampla”, diz, questionando também o volume de universidades abertas atualmente. 


Programação 2021

O debate “A educação no Brasil: realidades, desafios e perspectivas” encera o calendário cultural da Academia Pernambucana de Medicina, que teve um ano bastante movimentado, com as temáticas envolvendo a pandemia. Ainda assim, a entidade promoveu ao longo do ano homenagens e debates, a exemplo da Síndrome de Burnout na profissão médica; o impacto da vacinação no combate à Covid-19; a interface entre as academias de medicina e engenharia; entre outros assuntos.

Serviço:
"A educação no Brasil: realidades, desafios e perspectivas”
Dia: 24 de novembro
Horário: 19h
Acesso: livre
Transmissão pelo Youtube (link)