Centrão

Ex-ministro Ernesto Araújo critica governo Bolsonaro: 'Virou a base do Centrão'

A declaração foi dada em um evento conservador em Santa Catarina. Araújo ainda disse que o governo 'tomou a pílula azul'

Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores - Evaristo SA/AFP

O ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo disse nessa segunda-feira que o governo de Bolsonaro ''virou a base do Centrão'' e que ''nunca quis enfrentar o sistema''. Araújo participava de um evento conservador em Santa Catarina quando criticou o chefe do Executivo.

"A maioria eu acho que nunca quis enfrentar o sistema. Seja por falta de coragem, por falta de convicção ou por interesse pessoal de manter o sistema. [...] Então surgiu aquela coisa: ''Ah, precisamos fazer do Centrão a base do governo." Na verdade, o que a gente viu foi que o governo virou a base do Centrão", comentou Araújo.

O ex-chanceler afirmou que presidente Jair Bolsonaro tomou a ''pílula azul'', símbolo do filme Matrix, que significa ''viver no mundo de ilusões''. 

"O governo, que foi eleito por uma grande tomada de pílula vermelha, resolveu tomar a pílula azul. Às vezes, eu acho assim que, em alguma reunião ministerial que eu não estava, distribuíram pílula azul ali e todo mundo tomou", comentou Araújo.

No filme Matrix, o personagem principal tem duas opções: tomar a pílula vermelha ou a azul. A primeira leva o protagonista a conhecer a realidade do mundo em que vive, já a segunda permite que ele esqueça o que aconteceu para viver na realidade virtual.