Educação

Unit vai centralizar atividades em novo campus no Recife

O Centro Universitário Tiradentes vai reunir todos os cursos que eram disponibilizados nas sedes Caxangá e Nossa Senhora do Carmo

Reitora do Grupo Tiradentes em Pernambuco, Vanessa Piasson, apresentou a proposta da instituição - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Ampliando o investimento em Educação em Pernambuco, o Grupo Tiradentes vai centralizar suas atividades  em um novo campus no Estado, o Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco (Unit). Localizado na Imbiribeira, bem próximo ao Geraldão, o espaço vai reunir todos os cursos que eram disponibilizados nas sedes Caxangá, na Várzea, e Nossa Senhora do Carmo, na Soledade, e poderá receber os alunos já em fevereiro de 2022.

O projeto busca aliar a tradição educacional do grupo, que tem forte atuação no Nordeste, com um novo método de ensino e aprendizagem, que surgiu a partir das transformações do período pandêmico. Reitora e representante do Grupo Tiradentes em Pernambuco, Vanessa Piasson explica que a proposta é muito mais do que apenas mudar de endereço. 

"Nosso objetivo com o novo campus é oferecer uma nova experiência acadêmica para os alunos, porque a gente entende que o ambiente universitário precisa ir além do conteúdo", pontuou Vanessa.

A centralização das equipes pedagógica e administrativa também é visto como uma vantagem, já que vai garantir mais celeridade na resolução de questões burocráticas com os alunos. "Com a proximidade dos diferentes cursos, será possível ainda implementar projetos multidisciplinares, capazes de atender demandas cotidianas entrelaçam as diferentes áreas", complementou.

Integração com o entorno

Todos os cursos contarão com centros especializados, que vão coordenar práticas estudantis e profissionais das respectivas áreas. Para os estudantes dos cursos de Saúde, será disponibilizado o Centro de Formação em Saúde e uma clínica-escola integrada, que terá a presença de pacientes reais e ações de aprendizagem individuais e com equipe diversa. Já os alunos de Tecnologia, contarão com o Centro de Formação em T.I. Os acadêmicos de Direito continuarão com o apoio do Núcleo de Práticas Jurídicas, com a abordagem de casos reais relevantes para o curso.

O novo campus contará ainda com o Centro de Informação e Apropriação Cultural, que será um espaço aberto ao público, com apresentações artísticas, contação de histórias, artesanato e biblioteca, além de salas de estudo e de aula.

Pensando nas demandas da comunidade, a Unit 360°, área exclusiva para extensão, visa aliar os estudos com a resolução de problemas reais na cidade e na vizinhança. As práticas serão ligadas à diversas instituições e órgãos da cidade, como a prefeitura do Recife. É um espaço totalmente coworking, com auditórios e salas, visando a participação de colaboradores, ONG’s e empresas.